São conceitos muito fluidos, pouco exatos aos iniciantes. Realmente, dentre os leigos se usa uma palavra pela outra, e todos se entendem. Mas o fato é que existe diferença dentre cada um dos institutos do título:

MORAL – É um conjunto de valores. Um parâmetro que vai do “certo e errado”, até o “melhor e pior”; duas importam, a média (ou objetiva), que é aquela valoração média de uma sociedade sobre um comportamento de alguém; e a individual, que é a avaliação de tal comportamento segundo o conjunto de valores de cada um.

COSTUME – Se refere não a valores ou ideia de “certo e errado”, mas a comportamentos, que são seguidos sob medo de sanção social, ou seja, sob pena de sermos mal vistos, mal tratados ou mal falados  pelas pessoas em volta. Seguimos às vezes um costume até mesmo se ele for contra nossa ideia do que seja moral, só para que não sejamos censurados pela sociedade.

ÉTICA – É uma ciência, com método e conceitos próprios, portanto, que estuda a moral. Quando os valores de alguém e/ou de uma sociedade são racionalizados, sistematizados e estudados, estamos no campo da ética, que pode resultar em leis, manuais e instruções.

Assim, moral é valor, costume é comportamento e ética é ciência.


comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>