Início Música Meus vídeos de mensagem de Ano Novo

Meus vídeos de mensagem de Ano Novo

351
0

2015 tinha sido um “ano zero”  devido ao péssimo ano que vivi naquele horrível 2014. Eu quis fazer algo para dizer “eu sobrevivi e ano que vem vai ser ótimo!”. – Eu estava com cinco contas (e iniciando a sexta) e uma página do facebook, queria desejar bons votos a todos sem ser mais um falante, dentre tantos, naquela rede.

Pronto! Seria com música! E música nova, especial, composta para a mensagem. Assim ela ficaria autêntica, diferente e única.

Como já era a manhã do dia 31, não houve muito o que fazer: peguei o violão ali do lado do cama, mandei a primeira letra que me veio na cabeça com a primeira harmonia idem (a letra foi mais trabalhosa!).

Três da tarde a música estava pronta.

Agora a gravação: Aproveitei o cenário, iluminação e câmera que estava usando para gravar os então primeiros vídeos do meu canal “É isso!”.

Tomada única, sem cortes. O trabalho de edição que tive foi para colocar os caracteres (não demora, mas é um trabalho chato).

Já era de noite, quase nove horas, quando terminei.

Agora a postagem: eu nunca havia postado vídeo no Facebook, e descobri que é bem mais complicado do que no Youtube.

Era já quase onze quando consegui postar e linkar para as contas.

Consegui.

A mensagem, inspirada nas Olimpíadas que seriaríamos naquele ano, era “Um 2016 de Ouro!”

Para o ano de 2017, foi assim:

Como tive vários milhares de visualizações e respostas, entendi que o objetivo foi atingido, eu emitira a mensagem de ano novo exatamente como eu havia pensado.

Então… vamos repetir a fórmula, né?

Mas agora sem pressa e com cuidado.

A letra para 2017 estava bem ais simples, melhor de cantar, com métricas bem mais elaboradas. Gravei com duas câmeras, sentado no chão do estúdio de ensaio da Noiantes e usando uma das minhas guitarras elétricas semiacústicas.

Como cada câmera gravou o áudio, sobrepus os dois áudios, deixei um mais grave e um mais agudo, dando a impressão bem legal de voz dobrada.

A mensagem da letra era “Um 2017 Perfeito!”

Para 2018 a mensagem foi “Luta e Emoção”.

Voltei a usar o violão, como no ano retrasado.

Mas usei não duas, mas três câmeras. Ficou louco a parada! E a música foi a mais animada de todas, penso.

Para 2019 a mensagem foi “Se Renove!”

Foi o primeiro vídeo onde primeiro gravei o áudio, depois grave a imagem e sincronizei-a. Ficou menos natural que com som direto, mas a qualidade do áudio ficou bem melhor.

Já a música, escutando hoje, acho que nem tanto: ficou com letra demais, muitas palavras, tipo Bob Dylan, acabou ficando mais “música” do que “mensagem”.

Usei colagem de imagens além das captadas pelas câmeras. A música inicia com retrospectiva política, afinal, 2018 tinha sido ano eleitoral para Presidente, e foi a disputa histórica polarizada que sabemos.

Acho que hoje não mais faria algo parecido.

O vídeo para 2020 tem como diferencial ser o primeiro onde há um seguindo instrumento: gravei uns sketch com a guitarra e o coloquei lá. Gravei, coloquei, mas o resultado ficou tão ruim que na edição final retirei, ufa!

Coloquei a segunda voz nas frases mais fortes da música, e ficou muito legal!

Quanto à letra, voltei à simplicidade de anos anteriores, e gostei muito.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui