Resumão 5 de Processo Civil está no canal!

Hoje postei o Resumão 5 de processo civil, onde trato sobre efetivação, um nome genérico para três procedimentos (cumprimento de sentença, execução e ação monitória). 

Foi a retomada 2024 do meu canal. me lembrou duas semanas de trabalho intenso.

A primeira tarefa foi conseguir roteirizar, filtrando e sando lógica a uma sequencia de explicação de, no máximo, uma hora que faça sentido e consiga minimamente prender quem tenha interesse na matéria.

Como se trata de um conteúdo técnico, meu limite de ação é a exatidão dos dados explicados na matéria.

Como todo resumo, navego no perigo: se for muito superficial, não será de grande ajuda para os alunos (destinatários do vídeo), se for muito aprofundado, perde o sentido de ser um resumo e já descamba para curso de Efetivação, o que não é o objetivo, até porque em breve come a gravar o Curso de Processo civil, é para lá que deixarei os detalhes.

Há uns dois anos tenho a vontade de gravar esses resumos, mas tudo foi deflagrado quando perdi o cargo de professor de processo civil em um cursinho para Exame de Ordem. Como tinha ex-alunos que gostaram muito das aulas, deu um vontade de colocar em vídeo aquelas aulas de três horas (três ou quatro, ao todo), que ministrava.

Tudo roteirizado, começa a aparte técnica, primeiro, sair limpando o HD e memórias do notebook, preciso pelo menos 20 giga livre. 

As gravações ocorreram de manhã ou de madrugada, por isso nunca estou com a melhor das caras nos vídeos.

Pra minha sorte, não errei muito, não travei muito as palavras, não houve muito erro de continuidade, o que fez com que eu mantivesse o maior tempo de plano sequencia possível.

Como passei umas duas semanas gravando, uns takes eu estou com barba bem rala (branca) e em outros, com o rosto totalmente liso. Acabou ficando “style.

Comecei a descarregar, cortar, decupar, sempre precisando gravar mais um coisinha ou outra, para gerar sequencias coerente.

Depois saio marcando os locais dos artigos (de referência, nas pauses das respirações), depois marcar os efeitos.

A próxima coisa a fazer é colocar os caracteres e efeitos.

Saí renderizando cada uma das sete sequência.

Não dá pra renderizar tudo de uma vez, pois o notebook não tem capacidade de memória e processamento para tudo de uma vez em vídeos longos como esse.

Depois faço uma nova renderização untando os sete vídeos gerados. Isso gera uma perda de qualidade. Mas uma coisa boa em vídeos de Direito é que o conteúdo é muito mais importante doque o visual, ufa!

Tudo pronto, finalmente upado, e eis mais um resumo do conjunto prometido.

Só faltam dois: o de provas e o de procedimentos especiais. Quase lá.

Ah, mas quanto ao que eu ensinava no cursinho, já está tudo completo (era até esse assunto de efetivação mesmo). Promessa cumprida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *