Porque comprar de novo um disco que você já tem?

Saindo do cinema dia desses, eu disse à namorada que queria comprar a edição de 50 anos do “White Album”, e ela me perguntou qual é a lógica de comprar e escutar de novo algo antigo.
Pus-me a pensar sobre e passo a escrever:

Comprar reedições é coisa de fã, e é como se nos colocasse de novo em contato com nosso ídolo’
Temos a oportunidade de re-escutar cada música e isso nós traz à lembrança de quando escutamos aquilo da primeira vez;
Desfrutamos o som melhor, e , em tesem como já conhecemos a música, podemos prestar atenção em detalhe que ates nos passava despercebido. Aliás, só escutar algo com outra idade, outra cabe;a pode ter outra impressão.
Em um mundo cada vez mais digital, tudo em MP3 e Streaaming, temos o contato com a mídia, com o disco, algo físico que gera som, de novo.
E já que não compramos mais CDs mesmo ou o fazemos muito pouco, temos a oportunidade de comprar algo que já sabemos que vamos gostar, h;a tendo pois a certeza de que não estamos desperdiçando o rico numerário.

Uma outra razão é completamente interna, é que a cada idade que escutamos novamente uma obra, a recebemos de uma forma diferente, a internalizamos com outra cabeça, outra percepção, como se o tempo nos fizesse interpretar aquilo de forma diferente. Já que estamos readquirindo uma mesmo obra em outro formato, necessariamente vamos ouvi-la de novo e, adivinha, simplesmente podemos ter a experiência de escutar uma “nova” obra; mas, talvez, o “novo” sejamos nós.

Mas reconheço que, ainda que convencido disso, somente fás entendem.

Author: Marco Evangelista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *