Início Reflexões & Cotidiano Estou furando a fila do ponto?

Estou furando a fila do ponto?

251
3

No relógio de ponto de uma das faculdades em que eu minstro aula, pouco antes do fim do expediente, fica uma fila de professores esperando o visor mostrar a hora da saída para, só então chaparem o dedo, com isso evitam o desconto dos minutos que antecedem tal exato horário; vou chutar um aqui, digamos que a saída seja 22h, às 21:55h a fila já está formada.

Eu normalmente não me importo em ser descontado nesses minutos. Então, vendo a fila formada mas que NENHUM professor está batendo a saída, vou lá no relógio e bato a minha saída, antes do horário mesmo, assumo o desconto.

Eu estou furando fila?

Penso sinceramente que não, já que os colegas lá estão esperando a hora de saída; tanto que depois que eu bato a saída sequer alguém bate logo após, mas continua imóvel esperando dar o horário formal para iniciarem as batidas de saída de ponto.

penso sinceramente que não furo fila alguma, já que estou batendo antes do horário – em que NINGUÉM está batendo.

Semana passada, ao bater adiantado como sempre, pude ouvir um muxoxo de censura de um colega da fila, correspondido por outro que retrucou (“Difícil, né?”), não vi quem foram, só ouvi. E fui para o carro imaginando se eu furei a fila ou aviltei o direito de preferência de alguém na fila. Tive certeza que não porque continuaram lá parados, depois eu saí.

Ocorre que, dia desses (ontem), conversando sobre esse assunto com alguém, ela me disse que eu fora grosseiro sim, o que contraria qualquer ideia que eu tenha sobre grosseria, mormente em caso como esse.

Bem, e alguém tiver alguma opinião sobre se afinal furei ou não a fila, adoraria ouvir ou ler.

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho que não, professor. Você não furou a fila. Pois aquela fila tinha um propósito definido. Que era efetuar o registro de saída após determinado horário. Não antes. E fácil perceber isso, por exemplo. Se você quisesse marcar a entrada, e não saída. Teria que aguardar dar o horário da saída de quem estava na fila, pra só depois bater a entrada. Acho que não, não é razoável. Pois o relógio de ponto tem por finalidade efetuar o registro real da saída e entrada. E em se agindo assim, ou seja, batendo o ponto no momento que realmente se saí ou se entra na empresa está sendo cumprida essa finalidade.

  2. Jamais. Vc quis exercer um direito naquele momento enquanto os demais apenas minutos depois. ///// ex: João, o primeiro da fila, quer registrar o ponto as 22h, bem como os demais, Marcos passa por todos e registra o ponto 5 min antes. Houve algum prejuízo/imoralidade? Não. Estranho seria a obrigatoriedade de aguardar na fila “enganando” a faculdade de que o serviço foi prestado até aquele horário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui