A expressão “homoafetivo” está errada!

Direito

tefhÉ de uso comum no direito civil “moderno” essa expressão: “homoafetivo”.

Significa união de pessoas do mesmo sexo.

O termo foi cunhado para substituir a expressão “homosexual” pois, segundo alguns doutos, teria conotação erótica.

Mas, temos um problema grave, ainda não detectado:

1- A palavra “homosexual” significa “mesmo sexo”. Ainda que alvo da implicância de estudiosos do direito, a palavra é exata para a designação de tal espécie de união;

2- A novel palavra “homoafetiva”, segundo a etimologia, significa “mesmo afeto” ou “mesmo afeição”. Ora! Não são sequer dois afetos iguais para serem designados como iguais, é UM afeto só! Logo, não há sentido algum em se usar o termo “homoafetivo” para designar-se união de pessoas do mesmo sexo (já que a união é UMA só!);

Solução:

Já que não se quer usar a palavra homosexual, o substitutivo deve ser “HOMOGÊNERO“, aí sim, “mesmo gênero” (já que “sexo“no termo ‘homosexual‘, tem justamente o sentido de ‘gênero’ – masculino/feminino), restaurando-se a exatidão da expressão científica, para designar união de pessoas do mesmo sexo.

Substituamos, portanto, o termo “homoafetivo” por “homogênero, antes que o erro se consagre, se é que assim já não o está.

4 thoughts on “A expressão “homoafetivo” está errada!

  1. Show!! Mandou muito bem!!!! Pra mim, este é o melhor post do blog, até hoje!!!! PARABÉNS!!!!!!!

  2. Interessante essa reflexão, Marco. Topei no teu post por acaso, justamente quando estava procurando pela palavra “homogênero” no google.
    Que impactos sérios (se existirem) podem acontecer a partir desse erro de definição?

    Tudo de Bom!

    Jon

    1. Jon, sérios,nenhum, aliás impacto algum pode ocorrer; é que conceitos, nomes definições são, por princípio, válidos segundo aquele que o atribui e para aqueles que o tomam como verdadeiro. Assim, não vai tardar surgir novos e novos termos para o que eu chamo de “Homogênero”, é só aguardar… Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.