Já escrevi sobre os motivos pelo qual alguém cola, motivos para colar e os sinais emitidos pelo colão.
Hoje escrevo sobre o que faz alguém “compartilhar conhecimentos” durante a prova, são basicamente sete motivos:
- COMPAIXÃO – As pessoas precisam se solidarizar; então, já que você sabe a matéria, melhor fazer sua parte e ajudar ao próximo, certo?
- UTILIDADE – Está em busca de aceitação na sala, sendo o fornecimento de cola um canal de inserção no grupo a qual pretenda; basta apertar o play.
- MEDO – Não quer dar cola para ninguém, mas como tem medo de ser excluído pelo grupo ou ser antipatizado pela turma, cede aos pedidos dos que estão em volta;
- SENHOR(A) BONZINHO(A) – Simplesmente não consegue dizer “não”, nem que tenha prejuízo com sua impossibilidade de negativa (me incluía aqui, na minha época de colégio);
- DÍVIDA – Já foi ajudado por alguém na sala, seja por algum ato, dinheiro ou simplesmente apoio moral. Quam o ajudou senta perto e pede cola, e agora? Vai negar?
- GERAR CRÉDITOS – É o contrário do motivo anterior, aqui você quer gerar uma dependência futura de alguém em relação a você, principalmente se essa pessoa for-tiver-fizer-exercer algo que lhe interesse ou possa vir a lhe interessar, então, deixá-la com sentimento em débito com você importa;
- RAIVA – Você odeia o professor, então, faz sua parte para sabotar a prova dele.
Por qual dos motivos acima você já transformou seu conhecimento em oferta pública em alguma prova? Pergunto no passado porque, no presente, pense se vale o risco de perder a prova, ser exposto e tirar zero arriscando-se em tal ilicitude.
Parabéns, MARCO, pelo tua aptidão p/ escrever;
Pelo tua habilidade de observar acontecimentos/atitudes e transmití-los muito bem. Esse blog está cada dia mais interessante!!!
Um grande beijo :******** em VOCÊ!!!! 🙂
KKKKKKKKKKKKKKK.
Compaixão e Gerar Créditos, no caso carona heauehauehauheauehau.
Muito bom professor.
;**