Relógios ´alvos de desejo´ nos anos 80

Anos 80

Esses relógios estavam em nossos pulsos u em nossas vontades há 30 anos, ontem escrevi sobre o moderno smatwoatch, hoje o texto é vintage. Escrevo sobre os modelos masculinos e juvenis daquela época (porque os “velhos” usavam ou queriam usar Seiko, Bulowa, Cartier ou Rolex).

Víamos em volta:

Relógio Calculadora – Surgiu logo lá por 1981 quando explodiu a moda dos relógios digitais. Era mais estética e ostentação do que utilidade, até porque era quase impossível apertar aqueles botõezinhos!

Relógio com rádio– Esse era legal por dois motivos: tinha um dial giratório grandão que de longe se podia ver, e quem o tinha fazia questão de andar com fone de ouvido (não existia, ou era difundido, os fones in-ear, então eu me refiro àqueles fones com hastes sobre a cabeça mesmo!) pra lá e pra cá, deixando todos em volta curiosos sobre “se aquilo pegava rádio mesmo” e o que o cara estaria ouvindo. Não sei ao certo se pegava FM ou só rádio AM;

Citizen Windsurf– Vou resumir, um em cada vinte (tá, por aí)  adolescentes nos 80´s usava um windsurf. Era extremamente, acho que o relógio mais popular entre 1985 e 1989. A coroa do mostrador girava manualmente, com arcação de pontos cardeais que seria absolutamente pra coisa nenhuma. Nem sei o que nos atraía nele, acho que era aqueles mostradores sequenciais – que também não sabíamos para que servia, só na função cronômetro sabíamos o que marcava;

Citizen Aqualand – O Citizen mais lindo de todos, acho que todos quiseram tê-lo mesmo se não fosse pra usar (tipo as guitarras Gibson, todo guitarrista quer ter só pra poder dizer que tem uma). Quem o tinha, mostrava mais ele do que a si próprio em qualquer fotografia. Tratava-se de um “Aqualand”; relógio grandão com um medidor de profundidade que era sua marca. Era caríssimo, saiu de linha há décadas, mas se eu encontrar algum por aí vou comprar só pra tirar a frustração da época…

Cassio Digital Data Bank – Quando surgiu foi uma coqueluche. trata-se de um relógio com calculadora (ok, isso já tinha) e com agenda telefônica, isso mesmo! Agenda telefônica, incrível! Com uma capacidade estupenda e inimaginável de 50 (cinquenta) números de telefone!

Chanpion Watch – Lançado em 1985, virou febre. Eu não gostava, meu irmão Marcus tinha um, o lance dele era poder trocar as pulseiras, havia de tudo quanto era cor, ao menos não se enjoava daquele relógio;

Soviet – Vi muito desses pelo Ida Nelson: era um reloginho feio mas tinha o apelo do exótico, já que era réplica do ÚNICO modelo de relógio de uso popular da União Soviética. O botão rotativo de regulagem vinha com ma proteção que era sua marca registrada;

Cassino – Era um relógio finíssimo lançado em 1986, havia o branco feminino e o preto masculino, era finíssimo mesmo, pequenininho, sinal de “bom gosto e sofisticação”, uma ou outra figura no Ida Nelson usava um, e um monte de gente fora.

Documents

Ah, duas modas idiotas em relógios:

1 – Ter aquelas cartelinhas de calendário de metal em volta da pulseira. Meu, era muito brega! Mas pegou e não era raro ver uma pulseira de relógio com o calendário do mês adornando (ainda tinha umas douradas pra completar a bomba, vendia até em camelô), argh…

2 – Usar aquelas proteções para o vidro que pareciam ligas, umas coisas de plástico terríveis, algumas ainda tinham uma argolinha de borracha atravessado. Cara, pior que usamos aquelas bombas!

 

2 thoughts on “Relógios ´alvos de desejo´ nos anos 80

  1. Olá, estou atrás de um classico que na epoca era tão comum que chegava a ser enjoativo. Eu nao seI se era Casio mais ele era preto com aquela protecao g-shock e tinha os dias da semana na tela su mo tu we th fr sa e tinha uma setinha em cima do dia da semana que se movia de acordo com o dia, outra caracterostica era uma luizinha branca que pouco ajudava na epoca ver a hora de tão fraca porém tem seu valor classico. Eu era apaixonado por este relogio mais lembro que o original na epoca era caro. E eu era apenas um garoto que parava todos os dias na frente da relojoaria e namorava ele quando ia e voltava da escola. Nunca quis comprar ele no camelo e havia muita falsificação dele. Ele tinha uma versão menor e outra maior, na epoca eu estava interessado na versão menor que condizia mais com o meu tamanho naquele tempo. Agora eu ficaria feliz em encontra-lo. Ele lembra muito o Aqua que tambem tem o esquema do dia da semana e tambem era aprova d’água se nao me engano 200 metros. Cheguei até a pensar por um momento que era o Aqua mais quando pesquisei mais eu nao encontrei a versao mais parruda eles tem apenas 2 versões finas. Eu acho que o Aqua era o tipo da copia barata, não era falso mais era aquela marca mais baratinha. Sabe de qual eu estou falando? To atras deste relogio igual a um louco e lembro que na epoca esse lance da setinha no dia da semana era moda em varios outtos modelos.

  2. Eu ri agora lendo e lembrando, como fiquei arrasada na época, todas as meninas da minha sala tinham o champion de pulseira colorida e eu não….arrasada kk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.