Me senti na obrigação de escrever sobre essa promoção, já que certa vez escrevi reclamando que promoções de shoppings às vezes é só uma fachada do Departamento de Marketing para atrair público para as lojas. Deixo aqui minhas impressões:
- Dessa vez , realmente cada loja tinha ao menos um produto com preço livre impostos (em cada loja que adentrei, a primeira pergunta que eu fazia era “O que está sem impostos hoje, aqui?”. Então, essa promoção foi real.
- Sim, sabemos que o correto tecnicamente seria “Dia Livre de Tributos” mas, como escrevi no meu livro “Tributário $uper”, no inconsciente coletivo, o termo “impostos” já engloba qualquer tributo mesmo, quando dito em meio comum.
- Algumas pessoas não entendem o mote do “Dia Livre de Impostos”. Não se trata de desconto, mas sim de conscientizar o cidadão da carga tributária que pagamos e do pouco (quase nenhum) retorno do que é pago, em melhorias e benefícios.
- Havia uma balcão no piso G4 com agentes conscientizando o público do Shopping. Até vi um boneco andando, de “mostro dos Impostos” (um dinossauro), quando o procurei para tirar fotos já havia sumido, mas esteve lá.
- O ponto irritante foi um som altíssimo de música eletrônica que estava no meio do sexto andar, sempre tem essa piração quando há promoção nesse shopping, será que não tem UM no Marketing que perceba que isso irrita, estressa e afugenta os clientes? Ainda mais que fica ao lado de um cafeteria onde os fregueses vão buscar… tranquilidade.
- Um panfleto estava sendo entregue para os transeuntes, onde se podia ler no verso palavras de conscientização sobre o objetivo da promoção (acho melhor chamar de “ação”.
- Ao que posso ler auqi no folheto, só o Manauara Shopping participou, os outros centros de compras não tomaram parte na ação. Além de algum posto de combustível, vendendo para 100 pessoas uns poucos livros de gasolina sem impostos, a R$ 2,00 o litro.
Está de parabéns o manauara Shopping por essa iniciativa (junto com o CDL e demais participantes). Em um dia em que descobrimos que 2019 será um ano praticamente perdido para a economia, com PIB recuando, inclusive, conscientizações como essa são importantes.
Muito interessante! Poderia virar um dia mais universalizado (ou nacionalizado), como uma espécie de black friday.