Meu amigo João Batista entra hoje no infelizmente ainda pequeno clube dos professores de direito com livro publicado.
Seu livro “A dignidade da pessoa humana e a condição feminina” será lançado hoje no auditório do Uninorte, na major Gabriel, com sessão à tarde e à noite.
A obra já é corajosa por enfrentar um tema polêmico: o aborto.
Com opiniões a favor e contra que vão da biologia à religião, não se fica impune tratando de tal tema: qualquer conclusão que se chegue gerará crítica de muitos, e se não chegar a conclusão alguma, será criticado por todos.
Fui certamente um dos primeiros a adquirir o livro do “JB” (é como o conhecemos na faculdade), e passo a comentá-lo:
O livro já chega bem recomendado: está prefaciado por Flávia Piovesan, uma das maiores autoridades mundiais em Direito Internacional da atualidade em Direitos Humanos (dentre outras qualificações, ela é professora de Haward…) – o que já faz JB surgir como escritor com ótimo selo de qualidade.
Em três capítulos, JB nos fala de forma direta e sem rodeios sobre o tema.
No capítulo um temos um estudo amplo sobre direitos humanos e constitucional – penso que qualquer concurseiro já deveria ‘devorar’ essas páginas, logo.
O capítulo dois, o direito reprodutivo feminino é tratado na ótica do direito internacional, constitucional, civil e criminal. Não tenho notícia de estudo aprofundado sobre o tema em alguma obra anterior
Abri o livro fui direto na parte que trata do direito civil, que é a minha seara, e posso afirmar que sua inclinação doutrinária quanto à natureza jurídica do nascituro está brilhantemente bem defendida, dando ótimos subsídios para o leitor se filiar a seu entendimento.
No capítulo três o JB expõe convincentemente sua posição – fundamentada, diga-se – sobre o aborto, não lhes direi qual é, leiam o livro e contemplem-na; posso afirmar que, quer você concorde com ele ou não, seus argumentos estão bem sustentados.
Ao final do livro podemos encontrar um interessante sumário por assuntos e conceitos tratados – o que facilita o uso da obra para consultas.
Parabéns ao JB, por adentrar ao clube dos escritores – Está de parabéns a Editora Juruá, por ter em seu cast autor de tal qualidade – e nós, por podermos ter acesso a esta obra.
(MAIS sobre o livro, incluindo acesso ao sumário e possibilidade de flheá-lo virtualmente, AQUI)