Início Música O primeiro disco de rock que escutei: “Bill Halley presents Lee Jackson”

O primeiro disco de rock que escutei: “Bill Halley presents Lee Jackson”

1349
1
Eu escutei esse disco 1978. Seu lançamento consta na internet de forma imprecisa, em alguns sites consta 1975, outros, 1976.

Bem, nem era rock, era “Rock Samba”, mas, rapazzz…. demais! Esse disco é um clássico! Era 1978 quando eu o escutei (estava com 4 anos), na eletrola Nivico que tínhamos.

Lee jackson era uma banda brasileira (sim, a mesma que gravaria, em 1979, “Super Heróis” a que me referi NESSE POST), apesar do nome. Nesse disco misturavam português e inglês em quase todas as músicas;

Seguindo o dogma de Raul Seixas, saíam de um rockão e juntavam com algo percussivo do samba.

 

Eu escutei esse disco 1978. Seu lançamento consta na internet de forma imprecisa, em alguns sites consta 1975, outros, 1976.

If i fell é incorporada a uma… bossa nova! Em outra música, o vocalista manda “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois…”; e sem mudar a batida volta pro rock.

O Rock Around the Clock emendada com Brasileirinho é antológica. Já havia nesse disco a amostra sonora de Beatles, Rolling Stones, Bill Halley, Elvis Presley; ou seja: muito do que alguém na primeira infância precisa para ser bem doutrinada musicalmente.

Eu soube, lendo o livro “Banda de Milhões” (que um dia resenharei aqui) que Bill Halley nunca tocou com o Lee Jackson. Ele estava no Brasil para shows e alguém o levou no estúdio para ensaiar; era o mesmo estúdio (Reunidos) onde o Lee Jackson estava gravando; tiraram umas fotos e, em uma sacada de mestre, fizeram o cara “apadrinhar” a banda no título e na capa.

Só tem clássicos do rock:
01 – What’d I Say
02 – Rock Around The Clock – Brasileirinho
03 – Be Bop A Lula
04 – Rockin’ Robin – Route66
05 – RunAway
06 – A Hard Day’s Night
07 – Satisfaction (I Can’t Get No)
08 – Jambalaya
09 – C. C. Rider
10 – Shakin’ Goin’ On
11 – If I Fell

Você pode escutar algumas faixas do disco no youtube, AQUI e AQUI.

Ah! A contracapa também era show.

E você, qual e quando foi o primeiro disco de rock que escutou?

Artigo anteriorOs prazos e o advogado – logo, ou depois?
Próximo artigo“Webfolhetim” – O que é?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui