Bem, nem era rock, era “Rock Samba”, mas, rapazzz…. demais! Esse disco é um clássico! Era 1978 quando eu o escutei (estava com 4 anos), na eletrola Nivico que tínhamos.
Lee jackson era uma banda brasileira (sim, a mesma que gravaria, em 1979, “Super Heróis” a que me referi NESSE POST), apesar do nome. Nesse disco misturavam português e inglês em quase todas as músicas;
Seguindo o dogma de Raul Seixas, saíam de um rockão e juntavam com algo percussivo do samba.
If i fell é incorporada a uma… bossa nova! Em outra música, o vocalista manda “A galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois…”; e sem mudar a batida volta pro rock.
O Rock Around the Clock emendada com Brasileirinho é antológica. Já havia nesse disco a amostra sonora de Beatles, Rolling Stones, Bill Halley, Elvis Presley; ou seja: muito do que alguém na primeira infância precisa para ser bem doutrinada musicalmente.
Eu soube, lendo o livro “Banda de Milhões” (que um dia resenharei aqui) que Bill Halley nunca tocou com o Lee Jackson. Ele estava no Brasil para shows e alguém o levou no estúdio para ensaiar; era o mesmo estúdio (Reunidos) onde o Lee Jackson estava gravando; tiraram umas fotos e, em uma sacada de mestre, fizeram o cara “apadrinhar” a banda no título e na capa.
Você pode escutar algumas faixas do disco no youtube, AQUI e AQUI.
E você, qual e quando foi o primeiro disco de rock que escutou?
Ouvia muito esse disco em 1976 mesmo, na casa de meu pai!
Meu irmão comprou esse disco logo que foi lançado … deve ter comprado entre 1977 e 1979 … disco sensacional … a mistura do rock’n’roll com nosso samba ficou maravilhosa!!! Parabéns pela matéria!!!