Ontem assisti pela primeira vez, ao vídeo “Para nossa alegria”, de Jefferson, Suelen e D. Mara. Trata-se de um novo meme, um fenômeno da internet que, quando assisti, estava com mais de dois milhões de acessos no youtube e, quando voltei a assistir de madrugada, já havia passado de quatro milhões.
Trata-se de uma gravação caseira onde os três “interpretam” a música “Galhos secos”, gravada originalmente pela banda gospel Exodos, em 1972.
Porque o vídeo virou mania:
– O sorriso de Jefferson é realmente cativante, chegando a nos lembrar o lendário Cirilo, do Carrosel, que ficou em nosso inconsciente coletivo desde 1991, quando foi ao ar. Note que o sorriso dele é tão aberto que nos faz rir também; e lá pelo meio do vídeo ele fica sério,se transformando em outra pessoa, só voltando a ser o Jefferson Gente Boa quando resolve entrar no refrão “Para noooosa alegria”, e ai já é pra detonar tudo mesmo.
– A Suelen manda muito bem, puxando a música com maestria, dando sinais de regência para os dois e, não sei como, consegue alternar o semblante em um sorriso enigmático (de Monalisa?) e um ar sério. E consegue ir de uma face para a outra em fração de segundos. Sua gargalhada ao final gerou uma polêmica, é espontânea mesmo ou é forçada? Em um caso ou outro, não conseguimos ficar indiferente à ela!
– A D.Mara fica o tempo todo de mau humor. Fica claro que ensaiaram a música, mas ela não estava muito à vontade na gravação. Fica fazendo cara de assustada e de medo (“O que eu estou fazendo aqui?”) o tempo inteiro. Sai resmungando e nem assim tira a energia dos dois filhos.
Resultado do vídeo, até agora:
- Conseguiu alavancar a carreira de uma cantora com ótima voz, que havia postado essa música quase um ano antes.
- Conseguiu nos fazer conhecer a banda Exodos, que gravou originalmente a música. A primeira banda de rock gospel do Brasil, que atuou entre 1970 e 1978.
- Nos apresentou essa belíssima música “Galhos Secos” que, realmente, é muito legal! (e olha que nem crente eu sou!)
Lições deixadas:
Por D. Mara:
SERENIDADE – Ela soube sair do cenário quando percebeu que não poderia mudá-lo . Tudo estava ensaiado (dá pra notar pelos sinais que Suelen faz para os dois durante a música); quando D. Mara notou que a coisa desandou e que nada podia fazer, ela simplesmente saiu do grupo e deixou os dois lá sozinhos. Realmente, se tentasse “consertar o inconsertável”, teria gastado tampo e energia em algo inútil, então, saiu inteligentemente.
Por Jefferson:
DETERMINAÇÃO – Esse rapaz realmente impressiona pela determinação. Nota que mesmo com tudo desmontando, ele continuou tocando, até o fim do vídeo! Não importa a D. Mara ter saído, a Suelen estar se estourando de rir, nada, ele continua lá, tocando a base da “Galhos secos”, até o fim, incrível!
Por Suellen:
AUTOCONFIANÇA – Ela canta terrivelmente. Mas se coloca tão positivamente quando canta que nos faz acreditar que ela realmente canta bem e está, de propósito, desafinando e criando aquelas modulações malucas. Note a postura ereta e altivez com que ela solta a voz! Ela acredita no que faz, e nos contagia com isso!
É isso, agora vou ministrar minhas aulas de hoje nas faculs,
para nooooooossa alegria!
muito bom.. eles fizeram ressurgir umas das letras mais belas do cenario cristão…. e com isso fez lembrar da banda êxodos, e de minha infância…ótimo…muito legal
Para a nossa alegria!
Um dos melhores videos que vi na minha vida . consegui chorar e rir ao mesmo tempo, muito bom, ri muito!
Kkkkkkkkkkk