Sim é. Eu não tenho, não acredito em dogmas religiosos. Mas reconheço que é importante.

Vou explicar:

Religião, qualquer que seja, te traz três vantagens, no mínimo:

1 – Ter algo superior em que se apoiar – É a miro das razões. Somos limitados mesmo e, sabendo disso, é algo simplesmente incrível poder ter algo ou alguém onde possamos depositar as confianças, esperanças, dúvidas. Algo ou alguém que sabe tudo o que não sabemos, faz o que não fazemos, é o que não somos e tem o que não temos. Show!

2 – Ter uma liderança – Na minha faculdade de Administração aprendi a frase “lidere, siga, ou saia do caminho”, e na seara militar se aprende que “cumprir ordem é tão nobre quanto comandar”. Ter alguém em quem sinceramente se confie traz segurança, tranquilidade, saber que se cumpre o que pessoas experientes determinam traz aquele felling de que “o sábio aprende com o erro dos outros”; é a certeza de que se errará menos, já que alguém que já trilhou aquele caminho diz onde estão as pedras…

3 – Pertencimento – Você faz parte de um grupo, é aceito, é inerente à natureza humana a agregação. Isso traz felicidade, o “algo” que ajuda a dar sentido à vida = apoiar e ser apoiado em momentos difíceis.

Aprenda, meu bloguespectador: eu não recomento ateísmo a ninguém! A vida é mais fácil quando se crê em algo.

Eu não creio, e em todos os momentos difíceis, eu estava sozinho, eu não tinha alguém para perguntar “Por que?” ou dizer “Me ajuda!”. É terrível saber que você é o único, a origem e o limite de qualquer coisa que viva, é o próprio vazio na terra. Em alguns momentos, simplesmente a vida não tem sentido; se sabe que nada há além e fora daqui. Isso é ruim, muito ruim – melhor é ter fé.

Quem sabe, um dia eu volte a tê-la. Já tentei, mas acho que não sou bom o bastante para acreditar, tudo o que tenho de inteligência ainda não me convenceu em algo além do aqui e agora.

Não seja como eu, definitivamente. Creia!

comments (3)

  • Perdi minha fé e entendo esse vazio.

  • Iamara Ribeiro Reply

    Você ainda vai crêr num ser chamado Eterno, que é o próprio Deus, Prof. e se prepare para ser mais feliz do que o senhor já é!

  • Erika Sandryne Vale Vale Reply

    Professor, esse foi um texto que você escreveu muito lindo. E prova que nós somos dependentes de “alguém”, um ser superior a nós, voce confessou isso nas suas palvaras, podemos não o ver, mas sabemos que alguém olha por nós, espero que algum dia você possa ter um encontro real com o Salvador. Voce ja é alguem abençoado mais sera muito mais deixo como reflexão .. Salmos 119.

comments (3)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>