Início Reflexões & Cotidiano Religião é importante?

Religião é importante?

260
4

Sim é. Eu não tenho, não acredito em dogmas religiosos. Mas reconheço que é importante.

Vou explicar:

Religião, qualquer que seja, te traz três vantagens, no mínimo:

1 – Ter algo superior em que se apoiar – É a miro das razões. Somos limitados mesmo e, sabendo disso, é algo simplesmente incrível poder ter algo ou alguém onde possamos depositar as confianças, esperanças, dúvidas. Algo ou alguém que sabe tudo o que não sabemos, faz o que não fazemos, é o que não somos e tem o que não temos. Show!

2 – Ter uma liderança – Na minha faculdade de Administração aprendi a frase “lidere, siga, ou saia do caminho”, e na seara militar se aprende que “cumprir ordem é tão nobre quanto comandar”. Ter alguém em quem sinceramente se confie traz segurança, tranquilidade, saber que se cumpre o que pessoas experientes determinam traz aquele felling de que “o sábio aprende com o erro dos outros”; é a certeza de que se errará menos, já que alguém que já trilhou aquele caminho diz onde estão as pedras…

3 – Pertencimento – Você faz parte de um grupo, é aceito, é inerente à natureza humana a agregação. Isso traz felicidade, o “algo” que ajuda a dar sentido à vida = apoiar e ser apoiado em momentos difíceis.

Aprenda, meu bloguespectador: eu não recomento ateísmo a ninguém! A vida é mais fácil quando se crê em algo.

Eu não creio, e em todos os momentos difíceis, eu estava sozinho, eu não tinha alguém para perguntar “Por que?” ou dizer “Me ajuda!”. É terrível saber que você é o único, a origem e o limite de qualquer coisa que viva, é o próprio vazio na terra. Em alguns momentos, simplesmente a vida não tem sentido; se sabe que nada há além e fora daqui. Isso é ruim, muito ruim – melhor é ter fé.

Quem sabe, um dia eu volte a tê-la. Já tentei, mas acho que não sou bom o bastante para acreditar, tudo o que tenho de inteligência ainda não me convenceu em algo além do aqui e agora.

Não seja como eu, definitivamente. Creia!

4 COMENTÁRIOS

  1. Você ainda vai crêr num ser chamado Eterno, que é o próprio Deus, Prof. e se prepare para ser mais feliz do que o senhor já é!

  2. Professor, esse foi um texto que você escreveu muito lindo. E prova que nós somos dependentes de “alguém”, um ser superior a nós, voce confessou isso nas suas palvaras, podemos não o ver, mas sabemos que alguém olha por nós, espero que algum dia você possa ter um encontro real com o Salvador. Voce ja é alguem abençoado mais sera muito mais deixo como reflexão .. Salmos 119.

  3. Gostei do texto!
    Se me permite acrescentar mais um motivo, acreditar em Deus nos torna pessoas melhores, porque enxergamos os outros como iguais – igualmente dependentes da graça e misericórdia.
    Graça porque quando não acreditamos em algo superior, nos tornamos o deus de nossa vida, de nossas boas escolhas, nossa garra, força e conquistas. O mérito fica todo pra nós e isso ensoberbece o ser humano em relação aos demais. Misericórdia porque quando algo ruim acontece não conseguimos enxergar que também somos responsáveis pelos resultados das nossas escolhas e atitudes e nos vitimizamos em relação aos outrosando algo ruim acontece., Não cogitamos a possibilidade de rever nossa trajetória encontrando aquilo que, talvez inconscientemente, também cooperamos para o caos de nossa vida, a fim de corrigir aquilo que nos atraiu ao erro, decepção, frustração.
    É como se diz: ” O que há de bom em mim vem de Deus e o que há de ruim, vem de mim mesmo”.
    Obrigada pelo espaço! Paz e bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui