O momento de prova é sempre um momento de tensão.
Eu já havia me referido que na prova não existe amigo, mas a tensão nem é por causa disso – tal situação já lhe é a consequência.
Costumo dizer que quando distribuo a prova fico simplesmente burro na matéria. Perguntar algo da disciplina durante a prova é mera perda de energia.
Entregue a prova, espera-se a correção.
É o que ocorre na aula seguinte: O day after da prova.
Por padrão, minha aula posterior à prova é dedicada à revelação das respostas com os seus respectivos “porquês”.
- Se você acertou conscientemente, terá a confirmação do seu raciocínio correto;
- Se acertou chutando, vai saber o motivo de haver acertado (e se regozijar por haver sido bafejado pela sorte);
- Se errou, vai saber o que e por qual motivo errou.
Aqui reside o problema: Responder bem não é ´apenas´ responder correto: é responder o que deve ser respondido. – Ou seja: O certo é o que o examinador, ou banca, determinar que seja o certo!
Aprendi isso a duras penas. E isso inclui, às vezes, responder o que você acha que é o errado. Mas que sabe e é a resposta que seu examinador quer. Nem todos tem tal habilidade e consciência; mas tal argúcia pode ser, perfeitamente, adquirida e desenvolvida.
Após a revelação das respostas e seus porquês, abro para os questionamentos e recursos. Não raro erro na correção e conserto na hora! Assim, esteja sempre presente na aula da entrega das provas, é aqui o local e momento para discutirmos sobre a correção avaliação.
Entregue as notas e resolvidas todas as questões a prova está, definitivamente, encerrada.
Isso significa que questionamento posterior é recebido por mim por educação e sorriso, mas jamais acatado, posto que fora do prazo.
Sim, já que ensinar é, também, condicionar, quanto antes se aprender que na vida profissional futura TUDO envolve prazo, melhor.
Terminada a prova, voltemos às atividades normais…
Vc poderia sugerir q todos novos alunos leiam este post. kkkkkk