Adeus, prédio da Pitrowsky

Prédio da Pitrovsky__2008_

Meu post hoje é sobre uma antiga escola, a Pitrowsky; ficava na Rua Itacoatiara, bairro de Cachoeirinha. Desde semana passada tive uma visão triste dali.

O prédio onde funcionou a escola Pitrowsky foi demolido.

Era uma escola de pré escolar e alfabetização. Estudei lá no jardim de 4, meu irmão estudou  lá até a alfabetização, e muitas outras pessoas que eu depois encontrei no Ida Nelson estudaram lá. Era uma pequena escola na Cachoeirinha, mas muito ajeitada e conceituada, dirigida Pela Sra. Junia.

Já não funcionava mais há mais de 2o anos, mas o prédio mantinha-se intacto.

No terreno havia quatro prédios. No prédio de entrada ficava a direção, onde à frente ficava um sino. Um sino! Era assim que batiam o horário da entrada, intervalo e saída. Atravessando esse prédio, havia uma descida, onde na direito ficava um outro prédio, de um andar apenas, com salas de aula.

Atrás do terreno ficava outro prédio, com uma sala de aula e uma sala de manutenção. Do lado esquerdo havia um prédio com os toaletes e a copa.

No meião, entre os quatro prédios, ficava um gramado (que me parecia imenso) uns balanços. Lembro inclusive que havia uns carneiros lá (sério!).

Prédio da Pitrovsky__2008_

 

No último sábado passei na frente, foi tudo o que encontrei:

 

Assim, mais um lugar importante para centenas de pessoas da Geração 70 e 80 deixa de existir.

Ao tirar as fotos do local com nada mais construído, levei algo de recordação da minha escola: um pedaço do piso jazia do entulho na via pública. Peguei-o.

É o pedaço da Pitrowsky que terei.


6 thoughts on “Adeus, prédio da Pitrowsky

  1. Que lembrança maravilhosa. Meu filho mais velho também estudou no Pitrowsky. Tenho fotos de lá. Que ano você foi aluno?

  2. Maravilhoso post. Obrigada por tê-lo feito. Estudei lá em 1985 e 1986. Foram dois anos marcantes. Poucas memorias mas com certeza de grande felicidade.

  3. Que emocionante! Fui aluno do Pitrowsky de 89 a 92 e apesar de não ter tantas memórias dessa época, tive uma nítida lembrança daquela fachada. Em 92 fui embora de Manaus e não voltei até hoje. Seria uma grande alegria rever a minha primeira escola. Muito triste ter sido demolida. Minha lembrança está em forma de trabalhos e boletins que minha mãe guardou. De qualquer forma, obrigado pelo relato.
    Um abraço

  4. Sou Clóvis ,estudei no pitrovsky em 85 86 , junto com grande amigo Madison e diretora Júnia morava perto de mim , lembro do Fusca bege e seus dois filhos Marcos e jacinto…saudade desse colégio , era da cor vermelho …me lembro de vários detalhes .. inclusive de um berço enorme de madeira e após o banho tinha que subir e esperar outras crianças…nossa saudades… obrigado ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *