Algumas regras de TCCs são não-escritas. ERAM!
Desde hoje você DEVE (“deve”, não apenas “pode”) adquirir na Amazon (R$ 6,10) o e-Book “O que você precisa saber sobre TCC (mas não lhe contam)”. E lê-lo.
Nós, orientadores e integrantes de Bancas de TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso, seja artigo ou monografia) precisamos que você tenha essas informações com você, facilitando nosso esforço – na verdade falo apenas por mim, mas colegas que leram os originais concordaram com o que escrevi na obra.
Todos os que tiveram contato como conteúdo desta obra, antes de editada, foram unânimes e afirmar que adorariam terem lido-a antes de suas escritas ou defesas dos TCCs.
Informações nunca antes reveladas, como o comportamento da banca após a defesa (quando todos da plateia saíram da sala e aguardam a nota do concludente) são explanadas.
Nesta obra você encontra o que a banca, orientador e espectador esperam de você desde a escolha do tema até a defesa e depósito do trabalho.
São seis tópicos:
- A decisão;
- O Orientador;
- A elaboração;
- O trabalho escrito;
- A defesa;
- O depósito.
Enfim, não leia esse livro só para você, leia para o benefício de todos os envolvidos.
Um pequeno trecho: (dois do total de 85 tópicos):
(…)
22. Uma vez o tema delimitado(quanto mais palavras no título, mais delimitado está o tema) vem a estruturação. Siga a fórmula Introdução, 3 a 6 capítulos, conclusão (que, em algumas faculdades, é “considerações finais”).
23. Qualquer coisa além de seis capítulos é viagem cansativa e desnecessária; menos do que três significa que o texto está embaralhando assuntos.
(…)