Esse ano, ao contrário de épocas anteriores, não bombou tanto substituir a foto do perfil do facebook por foto quando de criança.
Já houve ano, como o retrasado, onde a moda foi substituir por algum desenho marcante da tenra idade. Eu mesmo não substitui, sem nem porque, devia ter entrado na onda.
A parte boa é que pude observar “de fora”, e conclui que a foto entrega a idade. Não o que está fotografado, mas o aspecto, qualidade e impressão da foto mesmo.
- Fotos em preto e branco desbotadas, quase marron, indicam pessoas na casa dos 50;
- Fotos em preto e branco mais nítidas são de pessoas por volta dos 40 anos;
- Aquelas fotos coloridas mas meio avermelhadas, denunciando revelação da antiga Sonora, são típicas das pessoas na casa dos trinta, assim como uma ou outra foto em polaroid, que andei vendo;
- Fotos em cores vivas, mas meio sem brilho, são de pessoas entre 20 e 30 anos de idade, mostrando claramente que os negativos foram revelados pelas “foto-hora” da vida.
Pessoas muito novinhas – que estão até ilicitamente no facebook – tem fotos de criança… já digitais.
Algo igualmente marcante é que quando postam fotos quando mais velhas, tipo já entrando na adolescência, dá pra se calcular a idade enquadrando a qualidade da imagem na tabela acima, bastando regredir – por cálculo mental – como seria o protagonista da foto em fototografia mais antiga,a partir daquela.
Podemos até ir mais longe no que vemos: quanto mais desfocada a imagem, significa que menos importância quem a tirou dava às memórias, pois representa a ampliação de um rosto dentro de uma foto maior – dai ficar desfocada – e quanto mais enquadrada é a foto, mais importância quem tirou (ou teve ideia de tirar a foto) dá à preservação dos momentos – e lembre-se que até 2000 era demorado, caro e trabalhoso ter alguma foto de qualquer coisa, em comparação com hoje.