Luiz Sandoval era o Presidente do Grupo “Silvio Santos”, no fim do post eu explico o porquê do “era”.
Esse livro é de 2010 de leitura rápida e agradável (as páginas são espessas e a letra é grande, passando a impressão que queria inflar artificialmente o livro para ficar com mais volume).
Sandoval conta a história dele, de engraxate a Presidente do Grupo SS. Tem várias tiradas geniais, dele ou citadas, no livro, tais como:
- “Experiência sem sabedoria é história.”
- Seu primeiro chefe lhe disse “Menino, você cometeu um grande erro. Você foi muito eficiente e, de ora em diante, você será sempre cobrado por isso.”
- Numa situação de emergência ou de perigo caberá ao comandante tomar a decisão. Se o navio está afundando, o comandante não convoca uma reunião. Ele dá ordens.
- “Há princípios de organização que são universais. Um deles é o do que colaboradores precisam conhecer e compreender a estrutura organizacional na qual vão trabalhar.”
- Citando Douglas McGregor: “Existem apenas dois tipos de empresas; as que os empregados não gostam e não querem executar suas tarefas e as que o colaboradores gostam do que fazem.”
- Citando Tejon: “liderar é capacitar pessoas competentes. É fazer que trabalhem com você e continuem querendo trabalhar.”
- Algo que nunca esqueci desse livro: “O cliente é tão importante que pode ‘demitir’ o presidente da organização.
- “É certo que, em princípio, empregado e patrão não se amam. Porém, um precisa do outro.”
O livro tinha tudo para se tornar um objeto de desejo de todos os administradores, não fosse uma infeliz coincidência: nem bem o livro foi lançado e explodiu o escândalo do Banco Panamericano, onde se descobriu várias falcatruas de tal empresa. Resultado: Luiz Sandoval pediu demissão, que foi aceita pelo Patrão, e tudo o que ele escrevia em tempo presente “aqui no SBT”, teve que ser lido no tempo pretérito.
Enquanto escrevi esse post, descobri feliz que ele não saiu de cena, agora ele é palestrante, sua página é essa: www.drsandoval.com.br