Não é segredo que a televisão está se reinventando para sobreviver, tentando a cada fôlego não ser engolida pela internet. Não penso que a TV ira desaparecer, mas desaparecerá da forma como nós a conhecemos. Já tenho um apanhado do que funciona e do que não funciona na TV. Será que você concordará comigo?
Folhetim não funciona mais na TV, posto que, se pode assistir aos capítulos quando e onde quiser com os serviços de streaming na web.
Filmes não – Igualmente, aqui muito mais, pois seja por meios legais ou ilegais, os filmes estão disponíveis nos mais inimagináveis locais.
Especiais não – Posto que no Youtube inclusive já existe os especiais antigos e os atuais,
Comerciais – Esses, que sempre foram verdadeiras pragas, também existem na web, com a vantagem de ser possível se dar o bypass depois de alguns segundos.
Se é verdade que esse tipo de programação, penso, não mais funciona na TV, fica a pergunta: o que, então?
Entrevistas – Ao vivo – Funciona, pois fugindo do controle do telespectador, ele tem um motivo para estar na frente da TV, para saber quem falará sobre o que.
Jornalismo – Ao vivo – Funciona pelo mesmo motivo, posto que se há algo que a web ainda não alcançou foi justamente a imediatidade, o aqui-agora acontecendo.
Entretenimento – Ao vivo
Ou seja: tem que voltar-se para o rádio como em seus primórdios, aliás, se pensarmos bem, foi justamente o senso do “agora” que fez com que o rádio sobrevivesse à televisão, já desde aqueles anos 50.