Normas para artigos científicos (Direito) – FAMETRO

(Elaboradas pelo Prof. Antônio Lucena)

 

ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO NAPED/TCC

Autor[1]

 

 

RESUMO

 

Conterá informações integrais sobre o conteúdo do texto, explicitando o objetivo do trabalho, o método utilizado e as principais conclusões da pesquisa. Será escrito em parágrafo único, numa sequência ordenada de frases lógicas, porém sem enumeração de tópicos, na terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa (ex: aborda, estuda, descreve etc.). Não se deve usar a linguagem na primeira pessoa do plural (nós). Não pode conter o uso de frases negativas, símbolos, equações, tabelas, quadros e citações. A extensão do resumo será de 200 a 250 palavras. [texto com espaçamento simples]. Sobre a normatização, conferir: ABNT. NBR 6028: resumos – procedimentos. Rio de Janeiro, 2003.

 

Palavras-chave: Artigo. Naped. TCC.

OBS: [se as palavras ultrapassarem mais de um linha, o espaçamento é simples].  São palavras que representam o artigo como um todo, ou seja, palavras representativas do conteúdo do documento, escolhida em vocabulário controlado; variam entre 3 e 5 palavras, e são separadas entre por ponto e finalizadas também por ponto. Conferir: ABNT. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

 

1 INTRODUÇÃO [Os títulos das seções ficam alinhados à margem esquerda e sem ponto entre a numeração e o texto]

Parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

Deve ser bem elaborada, pois terá a função de apresentar ao leitor o assunto a ser abordado, constando a delimitação do assunto e finalizar com os objetivos da pesquisa. Sugere a boa metodologia que esta parte do artigo contenha o assunto a ser tratado, delimitando e justificando a sua escolha, com o esclarecimento dos objetivos da pesquisa e hipóteses trabalhadas. Recomenda-se, ainda, que deve ser um dos últimos tópicos do artigo a ser elaborado para não haver desacertos entre o que foi introduzido e desenvolvido, principalmente com relação a conclusão.

OBS: [no texto da introdução o espaçamento é 1,5 entre linhas]. Sobre a normatização, conferir: ABNT. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

 

2 DESENVOLVIMENTO

 

Parte mais importante em um artigo, pois é nela que o autor exporá, de forma ordenada, toda a fundamentação teórica do seu trabalho. Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado, dividindo-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

 OBS: [no texto do desenvolvimento espaçamento é 1,5 entre linhas]. Sobre a normatização das seções, conferir: NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação.

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Parte final do artigo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses. As conclusões são autor, e devem ser formuladas de forma coerente com os objetivos da pesquisa, não podendo conter citações de outros autores. [no texto das considerações finais o espaçamento é 1,5 entre linhas].

 

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos – procedimentos. Rio de Janeiro, 2003.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos– apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação – artigo em publicação periódica científica impressa – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências –elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação.

OBS: Referências alinhadas a esquerda. Somente se negrita o título da obra indo até os dois pontos, o sub-título não recebe negrito nem sublinhado. Espaço simples na referência Espaço duplo entre as referências. Para trabalhar corretamente a indicação das referências, deve ser obrigatoriamente consultado os modelos contidos na normatização: ABNT. NBR 6023: informação e documentação – referências –elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

RESUMO – REGRAS DE FORMATAÇÃO – artigos NAPED/TCC

 

Artigos-Naped:

Redigir o texto com o mínimo de 05 laudas (5º período), mínimo de 10 laudas (6º e 7º períodos) e mínimo de 15 laudas (8º período).

 

Artigos-TCC:

Redigir o texto com o mínimo de 15 laudas e o máximo de 20 laudas, incluindo as referências bibliográficas. Haverá uma capa padronizada, que não será contada.

 

Papel

Branco, no formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm).

 

Margens

Superior = 3,0 cm, Inferior = 2,0 cm, Esquerda = 3,0 cm, Direita = 2,0 cm.8

 

Fontes

Arial tamanho 12 para o texto (IDC) e Arial tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé.

 

Espaçamento entrelinhas

No texto utilizar espaço 1,5 e espaço simples nas citações longas, resumos, notas de rodapé, legendas de ilustrações (figuras, gráficos, mapas, fotografias, quadros entre outros) e tabelas, se houver.

 

Espaçamento nas referências bibliográficas

As referências seguem o espaçamento simples entre linhas e separadas entre si por espaçamento duplo.

 

Parágrafos

O deslocamento da primeira linha de cada parágrafo é de 1,5 da margem esquerda; não separar os parágrafos com espaço e evitar deixar uma única linha isolada no início ou no final de uma página. O texto deve estar com margem justificada.

 

Resumo

Redigido em parágrafo único, com espaçamento simples e extensão entre 150 a 250 palavras.

 

Palavras-chave

Como representativas do conteúdo do trabalho, devem variar entre 3 e 5 palavras.

 

Fontes do título e das seções

Arial tamanho 12, em negrito com destaque (caixa alta); o mesmo para a secões primárias; para as secões secundárias, a mesma fonte em negrito, sem destaque; para as terciárias, se houver, mesma fonte, sem negrito e sem destaque.

 

Chamada das referências no texto

Serão feitas, exclusivamente, por meio de notas de rodapé, indicando autor, título da obra, edição, local, editora, ano, página



[1] Para o artigo/TCC: Graduando(a) do Curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO. E-mail:

Para artigos/NAPED: Acadêmico do 5º., 6º., 7º. ou 8º. período do Curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO. E-mail:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.