4 thoughts on “MSX – Finalmente os computadores se tornavam populares (1987)

  1. O MSX foi o primeiro computador que vi na vida, qdo entrei trabalhar numa empresa familiar em 1989. Fiquei maravilhado com as letras verdes do monitor (era o monitor próprio) e logo senti que aquilo impactaria muito o futuro. Eu digitava notas fiscais nele, num programa que o próprio dono da empresa fazia, ele era holandês e mto ligado em computação, tendo trabalhado antes com isso. Nas folgas do almoço, eu jogava os ótimos joguinhos que ele tinha, além de dar meus pulos como programador em linguagem Basic. Foi inesquecível, eu, aos 18 anos entrando num mundo bem restrito na época, o da informática. Um ano depois passei pra uma grande empresa da cidade, e lá já reinavam os PC’s e os terminais de computadores centrais, curiosamente o da empresa se chamava SMX-300, quase chará do MSX Expert!

  2. O MSX nao eh velho, a nova geracao que soh pegou um IBM-PC a partir do Pentium, nao teria nocao do que realmente se tratava o mundo da informatica. Aqueles veteranos, eram no minimo, programadores basic auto-didata, mas a geracao de hoje, eh apenas uma molekada que soh sabe postar em redes socias, e incapaz de diferenciar 1Kilobit de 1TetaByte …
    O mundo evoluiu, e na informatica quem viveu os primordios, jamais se esquecerah do ENIAC e seus descendentes… entre eles o TKs, CPs200…500, o MSX, COMODORE AMIGA(o preludio dos 16bits) e os demais…
    Longo foi o caminho ateh hoje, mas o MSX, era um micro de 8bits “onboard”
    completo, e tambem possivel conectar impressoera,video,leitor de diskette, amplificador,expansao de memoria, monitores multiplos(3 ao mesmo tempo), e um video cassete, para poder gravar as animacoes e programas por ele executado. Sim, o MSX era um micro completo, mas limitado em recursos de memoria e processamento, mas era o mais poderoso da sua epoca, o melhor 8 bits do mundo, e os melhores programas aplicativos , eram produzidos no Brasil por programadores brasileiros profissionais, que por sua vez eram pirateados no exterior, pq nao existiam lah fora, programas a altura dos produzidos no nosso pais.
    Foi uma epoca de ouro, da “geracao que vai mandar, saber mandar…”

  3. Concordo que o monitor original do Expert o deixava esteticamente mais bonito, mas por ser monocromático, era mais usado em empresas.. nós, crianças e que queríamos era jogos, uma TV colorida ficava com uma imagem muito mais bonita e divertida. Saudades demais dessa época!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *