Início Reflexões & Cotidiano Gadgets de 2006 (peças de museu)

Gadgets de 2006 (peças de museu)

317
0

Lá se vão 13 anos, mas lembro como hoje quando tirei essa foto. Agora ela parece uma cápsula do tempo. Eu já sabia que um dia ela pareceria um museu.

Todo hipster, yuppie, nerd ou micreiro tinha essas quatro coisas:

Notebook – Alguns ainda os chamava de Laptop. Tinha acabado de iniciar a era dos netbooks (com “e”), que são os atuais notebooks pequenininhos, então, os de uso pessoal ainda era esses meio grandes (ele está embaixo dos outros aparelhos, e note que ele está de lado), o grande diferencial dos notebooks era ter… wifi! Esse foi o primeiro notebook com wifi que eu tive e foi o que usei para escrever meu primeiro livro editado, o “Direito Civil sem estresse!”.

iPod – Era o que havia de mais moderno gadget na época. Tinha um concorrente da Sony Foi o tocador de MP3 de maior sucesso por ais de uma década, no início tinha um concorrente direto da Sony, mas o da Sony, ainda que bem mais barato, tinha uma memória tão pequena (2gb) e guardava tão poucas músicas que logo sucumbiu ao iPod (16gb). Qualquer amante de música tinha ou queria ter um iPod, era tão caro que o colocávamos em umas quinhentas capas (esse meu da foto está com um case dentro de uma capa de couro), acabou esse sendo furtado do estacionamento de um shopping, mas foi o responsável por eu ter aposentado todos os meus walkmans que eu usava até então.

Palm Pilot – Nem se falava em iPad, sequer tal conceito existia. O nosso dispositivo de leitura era fabricado pela empresa Pilot, e tinha nome de “Palm Pilot”, tive dois deles. Tive um e 1998 e esse da foto, em 2006, o diferencial deles é que podíamos escrever com caneta na tela, e ele transformava os riscos em caracteres, Eu usava para consultar lei nas aulas, uns alunos ficava bem curiosos (lebre que na época não existia smartphones ainda!). Quando o iPad surgiu, em 2008, os Palm Pilots se evaporaram do mercado.

Celular pequeno – O top da ~epoca era ter celular pequenininho, e ainda não havia a febre dos smartphones, já que sequer havia iPhones ainda (os rumores já falavam que, no futuro, a Apple pretendia ter um celular), então, em 2006 todos os tijolões originais de 2004 estava sendo substituídos por “tijolinhos”, é dessa época a jogo da cobrinha nos Nokia.

 

Tem ainda outro gadget... o usado para tirar a foto! Era uma máquina fotográfica digital.  Hoje restrita aos modelos profissionais e semiprofissionais, como na época não estavam difundidos os smartohones, alguns celulares (como esse meu sony da foto) até tirava fotos, coloridas até, mas se qualquer resolução aceitável, as fotos eram granuladas e parecendo eletrônicas no pior sentido da palavra, então, andávamos sempre com uma maquininha fotográfica digital, tinham várias, do tamanho de celulares mesmo, foi com uma dessas que a foto foi captada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui