Início Música Estúdios Reunidos, o nosso “Abbey Road”.

Estúdios Reunidos, o nosso “Abbey Road”.

448
0

Acabei de escutar o CD do Jessé de 1980, edição do disco original da época. Logo a sonoridade me pareceu familiar: era o sinal de que aquele estúdio realmente tinha uma assinatura sonora: Os Estúdios Reunidos.
Localizado na Avenida Paulista, no prédio da Gazeta (ao lado de onde parti duas vezes na São Silvestre), segundo pesquisa, ficava no quarto andar.
O estúdio já fechou.

São características desse estúdio uma ambiência única. Podemos perceber noss instrumentos microfonados, e voz, que o espaço era grande, tinha um reverb meio entregador do tamanho da sala de gravação.
Os baixos desse estúdio são também de mesmo identidade, será o mesmo instrumento (provavelmente um Fender Precision) ou o mesmo baixista do estúdio, ou os dois?

Aliásss…, agora mesmo, enquanto escrevo esse post, acabei de descobrir que as fotos do “Bill Halley presents Lee Jackson”(já resenhado por mim AQUI) foi gravado no Estúdios Reunidos, o que prova minha tese sobre a ambiência (juro que escrevi antes de fazer a ligação com as fotos, acredite).

Note, nessas fotos, o tamanho da sala de gravação do Reunidos

Quase todos os grandes nomes da música gravaram algo no “Estúdio Reunidos”.
Posso dizer então que, quanto ao tamanho e a magia, esse Estúdios Reunidos são os nosso “Abbey Road”.
Realmente lamento que não mais esteja em atividade.

 

A foto do destaque do post é detalhe da contracapa do disco "Paulo Freire – Orgao + Batucada = Samba (1978)"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui