Início Docência Diferença entre Livro e Apostila

Diferença entre Livro e Apostila

931
0

Livro é uma obra, uma criação que gera conexão do autor com o leitor. A forma e conteúdo são pensados como um diálogo, com início, meio e fim, tornando o conteúdo com identidade, estilo próprio. Mesmo livros técnicos, onde o conteúdo é engessado, a forma tem a cara do autor; a leitura busca envolver.

Apostila é a união de conteúdo em tópicos. Vem com a conotação de ensino, instrução. Isso é ótimo quando se busca isso mesmo, objetivamente, mas é horrível porque traz a denotação de obrigação, encargo (aprendizado não é necessariamente agradável).

Apostila é direta, impessoal, sem qualquer intenção de conexão co o leitor, mas sim se mostrando como um repositório de informações a ser acessado.

A diferença ficou muito clara para mim quando vou elaborar apostilas com os conteúdos das disciplinas das matérias que eu ministro, quando às cotejo co meus livros, noto que nestes eu escrevo para alguém, um leitor único, e quando escrevo apostila, escrevo para algum consulente ou aprendiz, da apresentação, passando pela sequência e modo de explicar muda, muito.Cada um tem seu lugar em nossas vidas.

Para aprendizado sistematizado, transmitido, é melhor o livro. Para instrução visando alguma aplicação rápida é melhor apostila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui