Dois lançamentos incríveis de 1986, época em que todos queriam tocar violão e explodia a venda de revistinhas de cifras nas bancas.
“Acorde” era uma coleção de fascículos, da Rio Gráfica, lançado em 1986, em uma época em que todo adolescente queria ter uma banda de rock – já que era só isso que tocava em rádio.
Era um curso de violão e guitarra dos professores Mário Gangi e Franco Cerri. A obra original era italiana, primorosamente traduzida.
Vinha com umas fitas onde, além das lições, havia uma música a ser aprendida em cada etapa, tal música, gravada pelos professores, tinha o acompanhamento ao violão na caixa esquerda e o solo, na guitarra, na caixa direita, de forma que bastava girar o “Pan” do aparelho de som para ficar só a base, o solo, ou os dois.
Foi com essa fita, do primeiro fascículo, que aprendi me primeiro solinho: Greensleeves. Me senti um super-homem tocando aquilo.
As lições iam desde o basicão mesmo “Como segurar o violão” e ia pelos entremeios da dificuldade.
Houve uma grande promoção na imprensa, na época do lançamento, com propagandas nas TVs em horário nobre. A cada fascículo se juntava selos que havia no canto superior das capas, se grudava em um papel e se enviava para a RioGráfica: se recebia de presente um porta-fitas para guardar os cassetes da coleção. E dentre os que enviassem os selos, ainda havia o sorteio de três violões e três guitarras. Aliás, todas as guitarras que apareciam nas fotos eram de modelo “Les Paul” ou parecida, foi lá que comecei a gostar das Gibson Les Paul.
Na época, só comprei até o fascículo dois – quase 30 anos depois comprei e um sebo virtual a coleção completa.
“Toque” era um livro, um livrão, método de violão e guitarra. Falava sobre a evolução do instrumento, técnicas de gravação, efeitos, reportagens sobre grandes músicos. Lá pelo meio do livro é que começava a ensinar, e a linguagem não era tão didática, era mais esquemas e gráficos, mas estava tudo lá. Terminava o livro com um utilíssimo dicionário de acordes.
Vinha com quatro compactos (discos de vinil) com várias batidas de ritmos e escalas – não sei se para dificultar ou o que, as escalas sequer eram tocadas com as notas na sequência, o que havia em cada gravação era já algum improviso sobre cada escala. Assim a obra era mais útil pela erudição que proporcionava a quem estava aprendendo, do que como método de estudo mesmo. Também comprei-a em um sebo virtual, junto com o “Acorde”.
Embora a obra fosse uma tradução da original inglesa de 1982, havia biografia de músicos brasileiros nela (Jorge Bem, Gilberto Gil, Pepeu Gomes e outros)! Não sei se foram enxertados na tradução ou se a obra original já os tinha mesmo. Na época, emprestei o meu “Toque”, e nunca mais voltou (eu aprendo…)
Custou cento e alguma coisa cada um, chegaram rápido e permitiram me lembrar daquela época e que estávamos empolgados em sermos roqueiros, era 1986, e eu tinha um violão DiGiorgio comprado na Mesbla e uma Gianinni Stratosonic comprada na Mundial Importadora.
Agora, me aprimorando para tocar cada vez melhor com a Noiantes, uno as lições do Youtube com esses métodos, de páginas amareladas. Show!
Ola
Por acaso voce tem as fitas cassetes transformados em CD’s no curso ACORDE?
Lamento, não tenho. Até procurei, em fita mesmo que fosse, no mercado Livre, mas, nada.
Possuo colecção completa e intacta do curso Acorde e todas as fitas K7, algumas ainda lacradas. Aceito ofertas. Contatos: serggemail@gmail.com / (61) 98415-3347. Moro em Brasília.
ainda tem? estamos em 2022, não sei se ainda vale o anuncio
Possuo colecção completa e intacta do curso Acorde e todas as fitas K7, algumas ainda lacradas. Aceito ofertas. Contatos: serggemail@gmail.com / (61) 98415-3347 (ZAP). Moro em Brasília.
Tu ainda tens essa coleção Toque?
Comprei no Mercado Livre e foi atacado por traça e umidade. Já vou comprar pela terceira vez.
Comprei na época. No final, completando o método, vieram dois cadernos de repertório. Volume I e Volume 2. O que mais curti foi um arranjo de “Águas de Março”, no final do Volume 2. Uma verdadeira aula de harmonia.
ola, busco os fasciculos 1 a 10, quem tiver eu troco pelas fitas cassetes convertidas para mp3. me envie um email cem36@zipmail.com.br
Bom dia!
Vc vende esses Mp3?
onde consigo as coleções estou precisando