7 thoughts on “6 motivos pelo qual nascituro já é pessoa

  1. Estou convencidíssima de que o nascituro é pessoa. Super bem fundamentada a sua tese!!! Parabéns!!!!

  2. Como dito no item 1, atribuir direitos e deveres significa afirmar a personalidade. Notadamente no art. 2º do CCB, o nascituro tem os seus DIREITOS postos à salvo, ressalta-se a palavra “DIREITOS” e não a mera expectativa destes, ao nascer com vida, logo não é res e sim pessoa, aplica-se o regime das pessoas ao nascituro, dentre os quais o direito incosteste da VIDA.

    A grande discussão a se tratar, nesta época que emerge os direitos de quarta geração, é ligada a bioética, campo a ser desvendado por nós, futuramente :D.

    1. Concordo com a opinião da colega quando ela coloca que o nascituro é pessoa, perfeita a sua tese. Abração Marquinho.

  3. Oi professor! assisti a sua aula na qual explanava sobre o feto ser pessoa, tambem tomei um susto O.O, pois ate entao havia lido algumas doutrinas. O questionamento seria: Se em uma prova de concurso ou algo parecido, teria que levar em consideracao o CCB, em que o feto e reconhecido como pessoa somente no nascimento com vida? Obrigado!!!

    1. Questão de marcar: Marque que a capacidade começa com o nascimento com vida, pois essa é a literalidade do art. 2* do CCB.
      Questão de escrever: Obrigatoriamente tem que colocar as duas correntes, pois em tais questões o que se pretende descobrir se há ciência da discussão acerca do tema.

  4. Pois, é tenue correcto e aceitável o fecto ser considerado ja pessoa, porque afinal pertence a classe dos Humanos e que acarreta ja DIREITOS JURIDICOS. Mais quando se fala de capacidade ao fecto acho menos aceitável. pois capacidade adiquere-se aos 18 anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *