Era a versão mais barata, “para estudante”, da caneta Parker 51.

Tenho duas. a diferença está no acabamento; nota-se que os materiais são realmente mais baratos, mas a escrita é a mesma das suas irmãs mais caras. Não possui a jóia em cima da tampa, a pena é de metal cor de aço.

Dentre as duas que possuo, uma tem a seta na ponta, sendo mais vistosa; a outra, parecendo ainda mais barata do que foi concebida, tem um clip retão, parecendo que foi feita pra estudante ginasial mesmo.

12p_3

Entre elas, uma é um pouco mais fina que a outra, a menos fina tem o corpo mais liso, mas a pena é mais retraída, ao passo que a outra é a pena é mais para fora. É a que uso para escrever fichas quando estou estudando.

Nota-se que até o metal usado na tampa é de qualidade, penso, inferior, pois as tampas são bem levinhas, ao passo que as 51, suas irmãs ricas, tem a tampa bem pesada.  Tais tampas, inclusive, só existem na versão prateada (e meio sem brilho, diga-se de passagem; não são polidas com as “51”), enquanto que as “51” às tem cromadas ou douradas. São também ligeiramente mais leves.

Quanto à escrita, eu não notei nenhuma diferença das minhas “21” para as “51”, peso, arraste e traço idênticos.

Como costumo dizer, a Parker “21” é a “51” sem glamour.

O porquê desse nome, “21”, eu não sei e não encontrei em fonte alguma a explicação. Sabemos que a Parker “51” foi lançada em 1951 para completar os 51 anos de fundação da Parker.

Ocorre que a “21” foi lançada depois, em 1948 – e sei lá a que é alusivo esse “21”, portanto.

Note que esta sequer a flecha possui, na tampa.
Note que esta sequer a flecha possui, na tampa.

No próprio MercadoLivre e outros sites de intermediação de revenda (já que a “21” saiu de linha há tempos)  a diferença é crassa: enquanto a “51” possui preço médio de 300 a 600 reais, as “21” raramente passam dos 200 reais.

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>