O primeiro (ou os primeiros) disco(s) de uma banda ou cantor traz sempre obras mais empolgantes. Por que?

Por vários motivos. PENSO que:

1 – No início, há a busca pela popularidade, sucesso comercial, dinheiro. Então se faz o que o público espera para consumir a obra; o reconhecimento e retorno financeiro faz com que “deitem em berço esplêndido”, depois;

2 – No início, em tese, os músicos estão mais novos, mais joviais, com mais energia;

3 – Os músicos, quando ficam mais velhos, se consagrados, se dão ao luxo de “experimentarem coisas novas” devido ao moral que alcançaram nas gravadoras, e geram estranhezas;

4 – Talvez nós é que marcamos uma primeira impressão e não aceitamos alguma eventual “evolução” natural da obra do artista, buscando sempre aquele estilo que nos fez gostar das músicas iniciais;

5 – Essa teoria é do meu amigo Douglas Abreu: No primeiro disco há um conjunto muito maior de composições acumuladas, o que faz com que sejam escolhidas as melhores;

O fato é que, com exceções (não necessariamente raras), à medida que o artista se consagra, vai lançando mais músicas para SE agradar e se importando menos com a receptividade comercial das obras (leia-se, secamente, músicas “menos legais”), chegando às vezes ao delírio completo (como o “Metal Machine Music” do Lou Reed  – Aliás, nem vou citar nomes para não polemizar, mas “grandes nomes da MPB” tinham músicas com melodias bem legais, e a idade foi retirando tal qualidade dos mesmos, parece (ou o problema está comigo, não sei).

Usei “empolgantes” lá no início para não usar a palavra “melhores”, embora fosse nisso que pensei. Mas aí lembrei que o “Abbey Road” foi a último disco dos Beatles, então tirei a palavra “melhor” e coloquei “empolgantes” – mas até nisso esse post se confirma, quando se coteja a música dos 4 com a maior parte do que fizeram na carreira solo.

Infelizmente, tal declínio da “empolgação” (ou inspiração?) inicial não é algo só de cantores e bandas do passado. Pense na banda que VOCÊ gosta, aconteceu isso com ela?

mmck

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