Democracia não é a melhor forma de governo, mas é a menos pior já inventada e praticada.

Tem seus riscos.

O pilantras ocupantes de cargos eletivos não foram ungidos: foram votados. Esse é o primeiro risco da democracia: ficamos reféns dos que votam mal. Não importa quão justo e politizado você é, o seu voto é UM voto, nada mais.

O segundo risco é que, embora na etimologia “democracia” seja governo do povo, na verdade é governo da maioria, ou seja, é possível que 49,9% seja desagradada (quase-quase-quase a metade)!

O terceiro risco é que, mormente em países com povo sub-politizado, é muito fácil qualquer ocupante do cargo eletivo usar a máquina do Estado para se manter no Poder, como uma geratriz contínua de autopropaganda, gerando uma “ditadura legitimada nas urnas”.

Ah, não sou eu defensor de ditaduras, mas cheque o resultado da China atual ou a União Soviética na metade do século: superaram em crescimento e progresso qualquer outro país, pois mais democráticos que fossem.

 

Teeeeenso!...
Teeeeenso!…

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>