Como quase todos que conheço, gosto de fotografias. Não sou fotógrafo, mas sou ´tirador de fotografias´ com minha Cannon EOS-5, nem sequer chego a ser fotógrafo amador; sou um apreciador curioso.

Meu gosto por fotografias começou em 1979, quando meu irmão Marcus ganhou uma máquina Kodak “Tira Teima”, mas quem mais clicava naquilo era eu (depois levávamos o filme para revelar na Sonora que, cinco dias depois, nos entrevava os envelopes laranjado com as ´bombas´).

Admiro os fotógrafos pela habilidade de conseguirem captar a magia, em forma de imagem, tornando algo que vemos, sem dar importância, em algo que tem um senso de “porquê”, “quando”, “onde” e “como”. Um fotógrafo é, além de técnico, um artista, já que a fotografia já é reconhecida atualmente como a oitava arte.

Aqui no Blog já escrevi sobre fotografia: “Fotos em papel x fotos digitais” e “4 motivos pelos quais gostamos de fotografias antigas“.

Não é fácil lidar profissionalmente com fotografia, pelo que observo.

Lembro que uma imagem estática, a fotografia, é muito mais julgada do que um vídeo (e olha que sou um verdadeiro entusiasta por televisão, como já escrevi aqui!), posto que no vídeo temos a dimensão tempo e contexto, daí porque vídeos com péssima imagem ou foco podem ser atraente, já que a atenção é desviada para a história, a dinâmica.

Já a fotografia não: como tudo o que é oferecido ao expectador é um quadro estático, as atenções se voltam para a composição, luz, sombra, foco, expressão e estética.

Não é a toa que posar para uma câmera fotográfica é mais difícil que se postar perante uma câmera de video.

Dia desses, enquanto estava em sessão de fotos para produção de material para meu casamento, pude ver como a coisa é trabalhosa e detalhada: a equipe do fotógrafo Rell Santos tem, ao todo cinco, cinco pessoas: ele, um técnico e três iluminadores;

Ou seja: ao contrário do que uma antiga propaganda antiga da Kodak dizia, não é apenas “Apertar um botão e ´click´”!

ftgrf

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>