Já li umas três biografias sobre Senor Abravanel, o Silvio Santos, que hoje completa 85 anos de idade e em plena atividade. Aliás, essa é uma das grandes vantagens de trabalhar como comunicador: não existe idade de obsolescência, não se envelhece para a profissão.

Eu e Sílvio temos algo em comum: já fomos paraquedistas.

A parte que mais me fascina é como ele adentrou ao mundo dos donos de televisão.

Resumindo, foi assim:

– O Baú da Felicidade (que na verdade é uma instituição financeira de Títulos e Capitalização) já estava dando lucro na primeira metade dos anos 60;

– Silvio Santos comprava o horário da tarde e noite de domingo da Globo, o que alavancou a venda dos seus carnês e auferiu altas rendas com anunciantes; detalhe: Silvio chegou a emprestar dinheiro para Roberto Marinho manter a Globo, nessa época.

– Por contrato com a Globo, ele não poderia adquirir ações ou quotas de qualquer outra empresa de televisão. Ficou sabendo que Paulo Machado de Carvalho, dono da Record, queria vender uma grande parte de suas ações – Silvio não poderia comprar. O que fez ele? Usou um testa-de-ferro para adquiri-las.

– Tão logo saiu da Globo, adquiriu as ações de outro acionista e transferiu as do seu testa-de-ferro para ele. Resultado: tournou-se o controlador da Record!

– Como ele não era o único dono da Record, queria ter sua própria TV; começou a comprar algumas empresas de televisão no Rio de Janeiro. Mas eram de programações isoladas, deu-lhe só nome de TVS, o “S” era de “Studio”.

– Queria ter uma rede só sua. Foi quando a Tupi quebrou de vez, e o Governo Federal resolveu dividir a concessão da TUPI em três.

– Uma ficou com a Manchete. Outra ficou com a Abril (que depois viria a ser a MTV). E outra ficou com a TVS.

– Silvio, que agora já tinha sua rede, resolveu mudar o nome das empresas televisivas para SBT, e os programas passariam a ser gerados de cidades diferentes, daí ele preferir chamar de “Sistema” do que de “Rede”.

– Detalhe insólito: O SBT foi a única TV no mundo a transmitir sua própria inauguração, isso ocorreu porque o equipamento da TUPI estava plenamente funcionando quando da solenidade.

– Outro detalhe insólito: Ele se orgulha da vice liderança. Já que estar em primeiro é posição de constante ameaça, e a queda da liderança é pior do que uma queda do segundo para terceiro lugar – assim ele fica na cômoda posição de ameaçar a líder, sem ser ameaçado por ela.

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>