A grande novidade da república quando foi instituída, no séc. XVIII, era o pensamento de que uma população poderia se autogerir.

Antes disso, ainda existia a visão de que o Estado precisaria de um soberano, ungido divinamente (não é a toa a sempre existente da religião com o Estado).

A república era uma forma de dizer a todos que a população já estava crescidinha o bastante para não precisar de unção alguma para se governar.

Algo avançadíssimo? na época. As 13 colônias dos Estados Unidos provaram que isso era possível. E a ideia se disseminou.

me refiro à república moderna, não àquela grega.

Temos um problema: Para que a república funcionasse, e funcione, o povo precisa ser o dono do seu Estado, deles mesmos, de tudo. É um acordo coletivo de auto-governo.

E o que encontramos no Brasil: Um povinho subserviente.

É por isso que, até hoje, a república como original e classicamente concebida, simplesmente, ainda não funcionou no Brasil.

Teeeeenso!...
Teeeeenso!…

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>