Ao menos para o Direito, existe sim essa diferença.

PUBLICIDADE – É a disponibilização de alguma informação a qualquer pessoa. Não necessariamente com finalidade lucrativa. Os atos administrativos, os documentos legislativos, tem publicidade, ainda que não angariem lucro com tal. Assim, qualquer informação sua, queria blog-interator, eu esteja legível aqui na internet ou qualquer local acessível ao público, está dotada de publicidade.

PROPAGANDA – É a comunicação ativa. Sempre que a informação é levada ao destinatário, independente da vontade deste (que escolhe entre aquiescer ou não ao conteúdo da mensagem, ou seja, dar ou não importância, atenção, ao que lhe foi transmitido). Assim, posso afirmar que toda propaganda é publicidade, mas nem toda publicidade é propaganda.

MARKETING – “Market”, ou mercado, tem conotação de compra e venda com intenção de lucro (diferença positiva entre receita e despesa). Toda publicidade ou propaganda que tenha conteúdo lucrativo para alguém é chamada de “Marketing”. Pode tal termo se empregado, portanto, na comunicação passiva (publicidade) ou ativa (propaganda), desde que alguém aufira lucro com o comportamento do destinatário da mensagem.

Resumindo: publicidade é dar conhecimento de alguma informação a todos; propaganda é levar esse conhecimento ao destinatário, e marketing é a publicidade ou propaganda com fim de angariar lucro.

ppm

Aproveite que você está neste tema, e leia meu post sobre “As 6 propagandas proibidas no direito brasileiro”

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