Quase um terço das pessoas que conheci antes de ser professor (2004) eram – e quase todos ainda são – envolvidos com música – Hoje, 26 de outubro, é o nosso dia.

Música, aqui em Manaus, é pra guerreiro. Só viemos ter estúdio de gravação aqui no início dos anos 90. O mais perto era Gravasom, lá de Belém.

Os instrumentos aqui são mais caros do que em qualquer parte do país (Zona Franca no more).

“Temos” predileção por prata de fora ao ouro de casa.

Mas ainda assim tocamos, compomos e ouvimos.

Continuo compondo bastante, a qualquer momento volto à atividade de palco, saí do ambiente em 2000, voltei rapidinho em 2007 quando gravei meu CD e voltei ao recolhimento novamente.

A parte boa é que a internet enterrou o poder das Gravadoras e da dependência da grande mídia para qualquer música mostrar seu trabalho.

Aliás, o que é “ser músico”? Músico, para mim é quem faz música acontecer, seja compondo ou executando. Há um termo chamado “músico leigo” que é o grande apreciador de música embora sem conhecimento técnico. Aliás, legalmente, só poderia ser chamada de músico quem tiver regularmente escrito na OMB – ao menos, na lei é assim (penso que está pra cair, que nem fizeram com a Lei de Imprensa – e já iria em boa hora…)

Tirei minha carteira em 1994 – Piano Erudito – Meus examinadores foram o maestro Gerê e Pedrinho Sampaio – aliás, devo dizer que essa carteira nunca me serviu pra nada (quer dizer, serviu uma única vez, e nem foi para sua finalidade própria – um dia eu conto).

Hoje, com 39 anos, tendo escutado de (quase) tudo, tocando um pouquinho de uns quatro instrumentos, posso afirmar com segurança que música é feeling – sentimento e magia; a técnica importa… POUCO.

Você que detona uma quiáltera à razão de 8 notas por segundo (vulgo “fritador de escalas”) ou que sabe três acordes (e talvez agrade até mais do que o que sabe 300), parabéns!

Aliás, oficialmente o Dia do Músico é hoje – mas outras duas datas são comemoradas, informalmente, como “Dia do Músico”: é o Dia de Santa Cecília (22 de novembro) e dia de São Gonçalo (25 de abril) – ambos padroeiros dos músicos.

E um abraço aos meus colegas músicos.

Admito MUITO quem consegue tocar instrumento de sopro - rapaz, dificílimo isso aí...
Admito MUITO quem consegue tocar instrumento de sopro – rapazzz… dificílimo isso aí!

 

 

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>