Sou um aficcionado por pizza desde 1982, quando experimentei a Pizza da Signo’s (jaz). Devo alertá-lo que não existe virtude nutricional em comer pizza, apenas gastronômica. Pizza nos engorda, detona vários orgãos e funções, e dão sono. Mas já que vamos morrer de qualquer forma mesmo, “comamo-las” de vez em quando…

Algumas pizzas tem IDENTIDADE, ou seja, se você a conhecer, até em teste-cego está apto a dizer de qual pizzaria provém. Uma pizza pode até ser gostosa, mas sem identidade, ou seja, ser “standard”.

Eu não conheço todas as pizzarias mas, das que conheço, são as seguintes as com identidade marcante.

COLISEU – Prova que se pode cobrar caro quando se oferece qualidade. Há anos sou fã da “Pizza-Marco” de lá. Eu explico: é que sempre peço uma fora do cardápio e ao meu modo: Sem borda, pouco queijo, sem azeitona e bem assada-quase torrada. É realmente esplêndida!

GHIOTTO – Simplesmente a melhor pizza “caboquinha” que eu experimentei. Antes dela, a que eu gostava era a do Congresso da Pizza do então TVlândia Mall, mas tiraram-na de linha.

PIZZA HUT – Pode ser padronizada como for, mas realmente é gostosa – a mais oleosa delas, é vero, mas com gosto realmente bom!

LOPPIANO – Ponto para a Loppiano pelas suas pizzas light, sempre peço a de rúcula e outra lá (que não sei o nome, peço pela foto do cardápio, acho que é de Ricota). Muito, muito boas! E ainda nos deixam com menos peso na consciência, pois até a massa é integral. (São caras, também).

TÁVOLA REDONDA – A única cujo gosto lembra, ainda que de longe, a da Barraca do Bixiga. Fininha e com nota de azeite no gosto. Bastante apreciável!

 

Detalhe:

Cinco pizzas de Manaus com identidades marcantes que já não mais existem: Signo’s, Mr.Pizza, Domino’s, Fiorella, Piu Bella – aliás, tem mais uma que não lembro o nome, era aquela feita em máquina em uma lanchonete que ficava no Amazonas Shopping, ao lado do Cinema Amazonas.

Para que esse post não fique injusto, diga VOCÊ alguma pizzaria que, na sua opinião, tem identidade:

comments (1)

  • rodrigo orestes Reply

    Eu também não lembro do nome da pizzaria que ficava ao lado do cinema, mas ela era DELICIOSA !!

    era redonda e servida em um papelão .. hehehe

comments (1)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>