Que vários discos são influenciados, quando não alvo de imitações, de outros, ninguém discute. Mas daí a seus autores admitirem isso publicamente, é raro. Como no caso que segue:


1966, os Beatles lançam o disco que, para quase todos, foi o que realmente revolucionou o som da banda: Revolver. Todos os elementos usados dali até o fim da banda estavam naquele disco: Cítaras, sintetizadores, fitas tocadas ao contrário, ecos etc.
Eu, especialmente, nunca vi algo de muito especial nesse disco.

Mas Brian Wilson, compositor e um dos vocalistas dos Beach Boys, viu. Aliás, ficou alucinado pelo álbum, comentou ele em entrevistas que ficou impressionado com aquelas experimentações, e decidiu superá-lo.
De tal desejo surgiu o disco clássico dos Beach Boys o Pet Sounds.

Comprei esse CD pela Amazon em 2005, em uma edição remasterizada. Que inclusive trazia um DVD-documentário.
O disco é bom, traz a música mais conhecida comercialmente dos Beach Boys “Wouldn’t it be nice” (do filme “como se fosse a primeira vez” e tantos outros filmes), é uma música alegrinha que parece que dará o tom do disco, só parece, pois o todo é deprê, mas as músicas são bonitas. Mudou o som dos Beach Boys; talvez tenha atingido o objetivo de Brian.

Paul McCartney conta que, quando ouviu o Pet Sounds, ficou impressionado pela magia da sonoridade, suavidade, linhas das músicas e outras características. Decidiu superá-lo! E trabalhou o conceito do disco que revolucionaria o som da banda e da música pop, o “Sgt. Peepers Lonely Hearts Club Band”.

Aliás, Paul gosta tanto o ‘Pet Sounds’ dos Beach Boys que mais de uma vez afirmou que “Quem não conhece o ‘Pet Sounds’ não é musicalmente educado”. Concordo com ele. Aliás, os três discos tratados aqui são essenciais ao conhecimento de qualquer iniciado em boas obras.

Soube do que escrevi aqui assistindo a um DVD que companha a dita edição do ‘Pet Sounds’ que comprei e, ao contrário de tantas outras histórias curiosas do pop, não é uma lenda.

Já houve até quem montasse uma gravação unindo discos dessas duas bandas, como nesse site aqui, gerando inclusive uma capa que une as duas:

Um dia escrevo um post sobre cada um desses discos, comentando faixa a faixa.

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>