Prédio da Pitrovsky__2008_

Meu post hoje é sobre uma antiga escola, a Pitrowsky; ficava na Rua Itacoatiara, bairro de Cachoeirinha. Desde semana passada tive uma visão triste dali.

O prédio onde funcionou a escola Pitrowsky foi demolido.

Era uma escola de pré escolar e alfabetização. Estudei lá no jardim de 4, meu irmão estudou  lá até a alfabetização, e muitas outras pessoas que eu depois encontrei no Ida Nelson estudaram lá. Era uma pequena escola na Cachoeirinha, mas muito ajeitada e conceituada, dirigida Pela Sra. Junia.

Já não funcionava mais há mais de 2o anos, mas o prédio mantinha-se intacto.

No terreno havia quatro prédios. No prédio de entrada ficava a direção, onde à frente ficava um sino. Um sino! Era assim que batiam o horário da entrada, intervalo e saída. Atravessando esse prédio, havia uma descida, onde na direito ficava um outro prédio, de um andar apenas, com salas de aula.

Atrás do terreno ficava outro prédio, com uma sala de aula e uma sala de manutenção. Do lado esquerdo havia um prédio com os toaletes e a copa.

No meião, entre os quatro prédios, ficava um gramado (que me parecia imenso) uns balanços. Lembro inclusive que havia uns carneiros lá (sério!).

Prédio da Pitrovsky__2008_

 

No último sábado passei na frente, foi tudo o que encontrei:

 

Assim, mais um lugar importante para centenas de pessoas da Geração 70 e 80 deixa de existir.

Ao tirar as fotos do local com nada mais construído, levei algo de recordação da minha escola: um pedaço do piso jazia do entulho na via pública. Peguei-o.

É o pedaço da Pitrowsky que terei.


comments (1)

comments (1)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>