No início de noite do SBT, lá por 84 a 86 costumava passar umas séries que, no outro dia, invariavelmente seria o tome de um terço das conversas no colégio.

O Menino e o Gigante era a história, digo, episódios, de um homem (o “menino” ficava só para o título mesmo) que, quando entrava em apuros, um macaco hipercrescido (o “gigante” do título) aparecia para salvá-lo.

Shazan era uma série muito legal, onde um rapaz, que vivia grudado com um cara mais velho. Em situações de perigo ele gritava “Shazan!” e se transformava no próprio, resolvendo o problema (claro!) e terminando o episódio em forma humana, sempre.

Outro era a Isis (acho que era “A poderosa Isis”), onde uma mulher, uma moça recatada de óculos, se transformava na rainha egípcia – a heroína – em momento de tensão a ser resolvido; O melhor dessa série era a transformação dela em Isis, aquelas imagens eram realmente alucinantes.

A que eu mas mais mais (mais!) gostava mesmo era Spectroman. Imitávamos o Doutor Gori no colégio (um macaco invasor que falava fazendo gestos), cujo ajudante era um outro macaco que montava monstros para atacar a terra que era defendida (adivinha?) pelo Spectroman, que era um Japonês que, à necessidade, gritava “Dominantes, preciso de ajuda!” e se transformava e Spectroman, que lutava e abatia o monstro. A música de abertura e a música das lutas eram, simplesmente, grudentas, podemos lembrá-las até hoje! (um dia escrevo um post só sobre isso).

Depois começou a passar Ultra Man, que eu já não gostava tanto). – Aliás, essa paixão dos nipônicos por monstros dá uma tese de doutorado!

Assim que terminava as séries passava novela (ou era o jornal Noticentro? Não lembro direito agora…).

comments (3)

  • Ola! Achei muito legal sua postagem, especialmente sobre a serie o Menino e o Gigante, pois me recordava dela tambem com esse nome, mas nao tinha tanta certeza se era isso mesmo….hehe. Acontece que hoje na internet, se menciona como sendo “O Garoto e o Gigante” ou “O Garoto Selvagem”. Sei que grande parte do que se encontra nao e veridico, por isso venho perguntar-lhe se poderia me dizer se tem certeza quanto a esse nome, ou se apenas leu em algum lugar que era esse. Obrigado!

    • Marco Evangelista Reply

      Dejair, lhe digo com absoluta certeza de que, ao menos na TV, o que anunciava era “O MENINO e o gigante mesmo”. Ocorre que deve ter havido mais de uma dublagem (depois que saiu da TV, igual como fizeram com o filme “O Mágico de Oz” e o “Soopy” – onde redublaram tudo), e há um tilt grave de tradução, já que “Boy” é menino ou garoto mesmo, nunca saberemos o que é correto. Mas que na época a série se chamava “O Menino…”, disso tenho certeza, pq ouvia tanto na abertura quanto nas chamadas do intervalo.

  • Valeu mesmo amigo! Agora tenho certeza por nao ser o unico a se lembrar da serie com esse nome. Alias, perguntei pois fiz um video(super simples) pro youtube no meu outro canal(novo) onde tentarei aos poucos postar coisas relacionadas a decada de 80. faz uma visita la! Obrigado novamente. https://youtu.be/rmbicoN6PyY

comments (3)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>