4 motivos pelos quais gostamos de fotos antigas

Somos transportados para o momento e lugar quando vemos uma fotografia antiga, é como se aquele estado de coisas estivesse congelado no tempo eternamente, naquela imagem; isso nos leva a algumas possibilidades:

  1. Podemos lembrar de quando tiramos a foto – Quando estamos na frente ou atrás da câmera, sabemos que existe algo muito além daquela foto. O tempo, a temperatura, e lembramos o que nos disseram para ficarmos naquela pose ou que dissemos;
  2. Comparamos as pessoas – Algumas pareciam mais novas, outras pareciam mais velhas, mesmo sendo mais novas na foto. E, algumas, não mais estão aqui;
  3. Refletimos sobre nossa mudança desde aquela foto até agora – Tanto as mudanças visuais (algumas para melhor mas, na maioria das vezes, pra pior mesmo) e, principalmente, internamente. É que podemos saber o que aquele “eu” da foto queria para o futuro e, agora, estamos nele – estamos como “ele” pensou que estaria?
  4. As imagens fotografadas funcionam como “gatilho” para várias outras lembranças. Tipo, começamos olhando aquele cenário da foto, e logo estamos lembrando de como tudo era naquela época, mesmo quando não estejam lá na imagem.

Tam_old

 

E você? Qual é o seu motivo de gostar de fotografias antigas?

1 thought on “4 motivos pelos quais gostamos de fotos antigas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *