Era 1981 quando começaram a surgir nas lojas aqui da Zona Franca os ´Game & Watch´, ou “joguinho”, como chamávamos.
Eram aparelhinhos um pouco maior de um celular, com dois botões. Um com movimento para a direita e outro para a esquerda. Os jogos era monocromáticos e com tela pré-definida. Era sempre algo que se conseguiria movimentando alguma figura de um lado para o outro.
Fazer um carro ir de um lado pra outro para desviar de carros na contramão. Ficar com uma maca de um lado para outro aparando vários doentes caindo (isso mesmo Eu tive um desse!). Uma cesta que devia aparar umas bolas que caíam.
Ficávamos que nem malucos apertando aqueles botões bem rápido, mordendo a boca, língua pra fora, músculos retesados sobre aquele aparelhinho.

 

Os primeiros (e mais legais!), com dois botões. Meu irmão tinha um desse, o dos bombeiros que precisavas aparar os que pulavam, com a maca.

 

Logo depois surgiram uns modelos com quatro botões, sim! Dois de cada lado, tudo mais difícil!
Podíamos ficar, como ficávamos, horas mexendo naquilo ali. O jogo não mudava, a fase também não, apenas ficava mais rápido o desafio. E achávamos o máximo!
Logo depois, já em 1983, surgiram os Game & Watch de duas telas, eles fechavam quando desligados O primeiro jogo assim foi o Donkey Kong, depois surgiu o Super Mário. Era uma adrenalina aquilo, até porque um dos botões era uma cruzinha, om movimento nas quatro direções.

 

Esse era o que eu tinha. O Mickey precisava aparar ovos das galinhas de quatro lugares diferentes.

 

Além dos botões de movimento, havia os botões de início/fim de jogo e mais dois botões, só acessíveis com palito ou outro algo pontudo, em que se acertava o relógio e remarcava o alarme. Aliás, era por isso o “Watch” do nome do jogo: um reloginho digital que ficava bem em cima da tela, no meio…. uau! “que tecnologia!”

 

Esse era o top. Duas telas e botão de quatro direções: o Donkey Kong

 

Atrás do Game Watch havia um suportezinho sobrável, de ferro, que permitia ao Game Watch ficar em pé sobre uma mesa (nuca usamos aquilo!).
Um ano depois, em 1984, surgiria o Atari, vídeo game (e não mais joguinho) e nosso foco da época mudou, mas continuamos jogando Game & Watch até por volta de 1985, quando começaram a sumir de vista, até virarem passado lá na segunda metade da década.

comments (1)

  • Wanderley A. Ramos Reply

    Tenho um jogo desses Game & Watch (bombeiros) o primeiro desta página, mas já faz algum tempo que o displey dele não funciona, só aparece 30% da imagem do jogo o restante fica ativado, acho que teria que trocar o Display, seria possível?

comments (1)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>