Ontem assisti pela primeira vez, ao vídeo “Para nossa alegria”, de Jefferson, Suelen e D. Mara. Trata-se de um novo meme, um fenômeno da internet que, quando assisti, estava com mais de dois milhões de acessos no youtube e, quando voltei a assistir de madrugada, já havia passado de quatro milhões.

Trata-se de uma gravação caseira onde os três “interpretam” a música “Galhos secos”, gravada originalmente pela banda gospel Exodos, em 1972.

Porque o vídeo virou mania:

– O sorriso de Jefferson é realmente cativante, chegando a nos lembrar o lendário Cirilo, do Carrosel, que ficou em nosso inconsciente coletivo desde 1991, quando foi ao ar. Note que o sorriso dele é tão aberto que nos faz rir também; e lá pelo meio do vídeo ele fica sério,se transformando em outra pessoa, só voltando a ser o Jefferson Gente Boa quando resolve entrar no refrão “Para noooosa alegria”, e ai já é pra detonar tudo mesmo.

– A Suelen manda muito bem, puxando a música com maestria, dando sinais de regência para os dois e, não sei como, consegue alternar o semblante em um sorriso enigmático (de Monalisa?) e um ar sério. E consegue ir de uma face para a outra em fração de segundos. Sua gargalhada ao final gerou uma polêmica, é espontânea mesmo ou é forçada? Em um caso ou outro, não conseguimos ficar indiferente à ela!

– A D.Mara fica o tempo todo de mau humor. Fica claro que ensaiaram a música, mas ela não estava muito à vontade na gravação. Fica fazendo cara de assustada e de medo (“O que eu estou fazendo aqui?”) o tempo inteiro. Sai resmungando e nem assim tira a energia dos dois filhos.

 

Resultado do vídeo, até agora:

  • Conseguiu alavancar a carreira de uma cantora com ótima voz, que havia postado essa música quase um ano antes.
  • Conseguiu nos fazer conhecer a banda Exodos, que gravou originalmente a música. A primeira banda de rock gospel do Brasil, que atuou entre 1970 e 1978.
  • Nos apresentou essa belíssima música “Galhos Secos” que, realmente, é muito legal! (e olha que nem crente eu sou!)

 

Lições deixadas:

 

Por D. Mara:

SERENIDADE – Ela soube sair do cenário quando percebeu que não poderia mudá-lo . Tudo estava ensaiado (dá pra notar pelos sinais que Suelen faz para os dois durante a música); quando D. Mara notou que a coisa desandou e que nada podia fazer, ela simplesmente saiu do grupo e deixou os dois lá sozinhos. Realmente, se tentasse “consertar o inconsertável”, teria gastado tampo e energia em algo inútil, então, saiu inteligentemente.

 

Por Jefferson:

DETERMINAÇÃO – Esse rapaz realmente impressiona pela determinação. Nota que mesmo com tudo desmontando, ele continuou tocando, até o fim do vídeo! Não importa a D. Mara ter saído, a Suelen estar se estourando de rir, nada, ele continua lá, tocando a base da “Galhos secos”, até o fim, incrível!

 

Por Suellen:

AUTOCONFIANÇA – Ela canta terrivelmente. Mas se coloca tão positivamente quando canta que nos faz acreditar que ela realmente canta bem e está, de propósito, desafinando e criando aquelas modulações malucas. Note a postura ereta  e altivez com que ela solta a voz! Ela acredita no que faz, e nos contagia com isso!

 

É isso, agora vou ministrar minhas aulas de hoje nas faculs,

para nooooooossa alegria!


comments (4)

comments (4)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>