As tardes de domingo da Globo, nos 80´s

Para toda uma geração, tarde da Globo é sinal de Faustão. É que desde 1988 é assim.
Mas, antes, a programação era bem diferente!
Para você que acha o Faustão chato, digo que o problema não é com ele, mas com o formato do programa, pois esse mesmo apresentador, Fausto Silva, já apresentou aquele que foi, senão o melhor, um dos melhores programas televisivos que já tivemos, o “Perdidos na Noite”, programa esse tão bom que é assunto para futuro post, só dele.

Mas, voltemos ao domingo.

O início da tarde na Globo começava com Video-Show. Sim, o nome era igual ao de hoje, mas o formato era bem diferente; nada das baboseiras daqueles jogos imbecis. Passava memória da TV e reportagens, como uma espécie de mini-fantástico.

Logo depois passava algum filme épico. Cheguei a assistir algumas vezes “Simbad, o marujo”, o mesmo da sessão da tarde, aos domingos.

Passava um programa de auditório chamado “Cometa Loucura”. Para quem não lembra, todos os nomes do início do rock nacional dos 80´s passaram por aquele programa, cheguei a assistir o Camisa de Vênus tocando lá!

Iniciava-se então o “Festival Charlie Chaplin” – Sim, passava filme do Charlie Chaplin em plena tarde de domingo na Globo, acredite!

Assim que terminava de o festival, passava um humorístico chamado “Balança mas não cai”.

Fim de tarde, começava o programa que, de 1977 a 1991 era sinônimo de fim de tarde na Globo: “Os Trapalhões”. Gostávamos muito do programa. Engraçado é que, olhando hoje, o programa, embora dito infantil, era altamente erótico-sugestionado, com humor malicioso mas, estranhamente, não víamos a maldade, na época! – Além de ter uns chavões que, hoje, sequer iriam ao ar; basta dizer que o Mussum, negro, era chamado de “grande Pássaro”.

Terminado os Trapalhões, iniciava o Fantástico (que, nessa época, tinha a zebrinha da loteria esportiva que dava o maior medo!) e, dessa grade pra frente, nada mudou de como é hoje (a não ser que, após o Fantástico, passava um programa esportivo chamado “Os Gols do Fantástico”.)

Em outros posts escrevo como eram as tardes e noites de sábado na Bandeirantes e SBT, bem como as tardes de domingo da Manchete.

6 thoughts on “As tardes de domingo da Globo, nos 80´s

  1. Essa Festival Charlie Chaplin foi pra outro horário nos anos 90 pra depois nunca mais retornar a grade da Globo.

  2. Essa nao era exatamente a grade pouco antes de entrar Faustao na Globo, tenho vaga lembranca que passava series a tarde e se lembro bem pasou Macgiver e nao me recordo do Cometa Loucura nem do Charlie Chaplin nesa epoca. Isso deve ter sido no meiado dos anos 80.

  3. Tinha também aos domingos a tarde um programa chamado “Disneylândia”, com desenhos do Walter
    Disney. Por um tempo esse programa foi aos
    Sábados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *