Durante quase 48 horas, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2012, estive empreendendo ao conserto do EvangeBlog. É muito bom voltar a postar aqui depois de quase ver o blog sumir! Vamos aos fatos…

A CAUSA

Era dia 9 de janeiro de 2012, o blog estava de vento em popa.

Há semanas já estava planejando mudar o template (aparência). Estava achando meio fraquinho o que usava até então:

 

Eu queria algo limpo e funcional. Decidi pelo tema “instinct” (o link é só para conhece-lo, não o adote em seu blog, depois saberá porque).

Baixei o tema.

Instale-o. Enquanto instalava, atualizei o sistema do blog de wordpress 3.0 para a versão 3.1.1.

 

Assim que ativei o template novo… o blog saiu do ar! Tudo o que se via ao se endereçar ao blog era tela de erro interno odo servidor:

 

E agora? Com picos de 200 visitas diárias, o blog não podia sair do ar!

Via FTP, fui mexer nos arquivos do provedor… (computador central, em São Paulo, que hospeda o blog)… Nada!

O choque pior viria logo depois:  eu não tinha backup. Isso mesmo… eu não tinha backup

Sempre pensei que por usar plataforma wordpress.org e por ter hospedagem própria, meus arquivos estavam seguros. Vi que não estavam.

Fiquei gélido. Será que perdi o conteúdo do EvangeBlog? Os posts (que sempre apagava do meu computador, já que estavam no host…)? E, o que era tão importante quanto: os comentários dos leitores?! Teeenso!

 

AS TENTATIVAS DE SOLUÇÃO

Bem. Eu já tinha o problema. Precisava solucioná-lo.

Tentei contactar o suporte da LocaWeb, que é onde o blog estava hospedado.

É óbvio que o maior servidor de hospedagem do país teria suporte 24 horas, certo? Errado! Ninguém, ninguém atendia na LocaWeb!  Restava abrir um chamado, um pedindo para que fosse feito um restore (restauração) dos arquivos backapeados até o último dia antes da pane, dia 8. Abri o chamado, agora era esperar…

Não parava de pensar em quantos leitores diéis poderiam estar tentando acessar ao Blog e vendo aquela tela de erro.

Contactei online um ex-aluno que é programador, Walber; ele engenhosamente conseguiu encontrar (virtualmente) o banco de dados do EvangeBlog no servidor (de São Paulo) e fazer um backup. Me enviou o arquivo. Pelo que escreveu, o conteúdo do blog estava ali, naquele arquivo SQL.

 

Uma parte da preocupação estava menor, mas o blog ainda estava fora do ar. Logo  amanheceria e meus leitores não encontrariam nada ao digitarem ´ebangeblog.com ´ …

 

Eu precisava de uma solução emergencial para que o post diário fosse publicado; desde a inauguração do blog em 31 de agosto, nunca deixei de publicar um post diário no EvangeBlog.

Lembrei que eu tinha uma conta no blogger (uma outra plataforma de blogs), que eu usava como teste enquanto treinava pra blogar e escolhia a plataforma que usaria no blog. (Estava em ´marco-evangelista.blogspot.com´, mas direcionei o DNS do domínio ´EvangeBlog.com´ temporariamente para ele, enquanto não resolviaa bomba…)

Bem, teria que usá-lo para publicar o post do dia.

O fato é que, no dia 10 de janeiro, o Evangeblog era publicado com outra aparência:

 

O post do dia estava garantido. Alguns leitores notaram a mudança, mas devem ter pensado que era o novo template do blog.

 

Devo dizer que a plataforma blogger nunca me agradou desde o início. Parece coisa de adolescente, os blogs ficam meios iguais mesmo com templates diferentes. Eu sabia que era mais fácil de utilizá-lo, Mas só o fato de ser hospedado no google me deixava com medo, pois bastaria que o google quisesse, para tirá-lo do ar.

Duas ironias. A  primeira: Meu blog wordpress acabou me deixando na mão de qualquer jeito. A segunda: Foi justamente a plataforma blogger que segurou a onda quando me vi sem meu blog wordpress; então, continuo sem gostar do blogger, mas reconheço que foi ele que salvou minhas postagens diárias durante o apagão do meu wordpress!

 

 

Mas, voltando: Arquivo do conteúdo assegurado. Postagem diária mantida. Faltava o principal: fazer o blog voltar a funcionar!

 

Amanheceu, nada da Locaweb fazer o restore do meu blog!

Já no almoço ( devia já ser umas 14 horas em SP, onde estava a hospedagem do blog), consegui teclar no chat com o atendente do suporte. Expliquei a ele o problema, ele me prometeu que pediria “prioridade” para o restore do meu blog; mas, até o fim da tarde, NADA estava restaurado ainda. Teclei no chat do suporte da Locaweb, de novo; e dessa vez o atendente me prometeu que pediria “prioridade diferenciada”  para o restore do meu blog.

Era já de noite quando a Locaweb realizou o restore.

Mas o problema não estava solucionado. Por algum motivo, o Blog continuava fora do ar.

Assim terminava o dia 10 de janeiro, o primeiro dia de instabilidade do blog.

 

Madrugada do dia 11/1/2012:

O Walber havia me formulado uma ideia que eu não havia tido: “ -Por que você não reinstala todo o blog e faz, você mesmo, o restore? “

Minha primeira decisão: Mudaria de provedor, a LocalWeb foi muito lenta na solução, ou tentativa de solução, do problema.

Saí procurando no google  alguma hospedagem barata (se tivesse tempo de experiência, grátis, melhor!), e que fosse especializada em wordpress.

Contratei hospedagem em ~ogigante.com~; fechei o contrato, paguei a primeira mensalidade online, de R$ 19,00. Tudo contratado, sintonizei o DNS do domínio “marcoevangelista.blog.br” (enredereço principal do EvangeBlog), esperei propagar. Uma hora e pouco depois estava acessando ao painel do host. Tudo em inglês, achei estranho isso, já que a hospedagem estava, ou deveria estar, no Brasil; e não conseguia instalar o wordpress na hospedagem nova.

 

Nova tentativa . Fazer um novo contrato com um novo host. Encontrei um “especializado em wordpress”, um tal de “Grupo Meb”,  que tinha o primeiro mês grátis. Contratei na hora, mudei o domomínio para  novo DNS. Mas não encontrava a opção de instalação direta (REu mesmo teria que upar os arquivos wordpress) e , pior ainda, apensar de acabar de criar a hospedagem, o banco de dados (para um blog funcionar, precisa haver um) já estava criado… há cinco dias! Como assim, se eu tinha acbado de contratar??? Muito estranho…

Aliás, cheguei à conclusão que é praxe não haver suporte 24 horas nos provedores brasileiros!…

Segunda tentativa fracassada.

 

FINALMENTE, A LUZ!

Era já quase quatro da manhã quando resolvi procurar um novo host.

Optei agora por um que era capitaneado por um blogueiro, o fbloghost.com. Fechei negócio, 150 cash, de anuidade.

Como já estava amanhecendo mesmo, fui dormir; não sem antes enviar um mail ao suporte do fbloghost, enviando em anexo o arquivo de restoque o Walber havia conseguido para mim no dia anterior, do conteúdo do Evangeblog da LocaWeb.

Fui dormir, não sem antes escrever o post diário do EvangeBlog, no blog estepe, do blogger.

 

Acordei e voei pro mail. Boas Nótícias: a hospedagem nova já estava ativa. O blog já estava instalado e… TODO O CONTEÚDO do antigo servidor estava na nova hospedagem! Yessss!

O FBlogHost fez um grande trabalho. O Pesadelo chegava ao fim.

O EvangeBlog estava salvo!

 

LIÇÕES:

Provedores existem aos montes; mas, sem suporte adequado, e se você for leigo em programação, ficará a mercê deles;

Ideias simples e óbvias podem não surgir caso se fique nervoso; calma é tudo.

Vale muito a pena, para um blogueiro, ter um provedor de wordpress especializado, como a FBloghost , cujo webmaster também seja blogueiro; pois resolvem o problema, simpelos assim.

O backup é o que há de mais importante em segurança.

 

 

comments (4)

comments (4)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>