Eu não tenho dúvida alguma de que realmente existiu um homem, um ser histórico, chamado Jesus (ou qualquer outra variação idiomática lhe atribuída). Ter nascido de uma virgem e ter sua matéria transformada é questão de fé; devendo a ciência, penso, manter-se tão longe quanto possa de tal discussão.

Jesus deve ter sido extremamente carismático, pois de seus 33 seguidores iniciais formar-se-ia uma falange que hoje ocupa quase dois quintos da humanidade.

Pela minha Vivência, pude perceber que tais seguidores, hoje, dividem-se em três espécies.

Os Sábios de Jesus (SJ) – Creem por convicção pessoal, seguem o que acreditam porque têm a certeza, própria, de que a doutrina escolhida é verdadeira. Voluntária e espontaneamente ajudam sua congregação, através de dízimos e ofertas. Estudam o livro sagrado de seu dogma, esforçando-se para interpretá-lo à luz do que acredita ser correto. Guiam outros em sua fé, sendo para estes um exemplo. Tais seguidores até convidam outras a conhecer suas crenças, mas jamais às forçam; não se envolvem em discussões, pois sua certeza pessoal lhe basta, e pauta sua existência de acordo com o que prega ser justo.

Os Idiotas de Jesus (IJ) – São fanáticos influenciados por alguma liderança. Não pensam por si mesmos, são guiadas por emoções, cenografias, encenações. Acreditam no que seus ministros religiosos lhe dizem, não filtrando pelo senso crítico nada que lhes é ensinado em suas congregações. Tentam a todo custo converter todos à sua volta, não se importarem em serem inconvenientes. Transferem seu patrimônio às instituições (religiosas?) que lhes controlam por medo de algum destino terrível nos pós-vida e, quanto a isso não veem limites econômicos ou racionais; enfim, são massa de manobra para interesses econômicos e políticos do terceiro tipo de seguidores, enunciados a seguir:

Os Pilantras de Jesus (PJ) – São pessoas astutas e inteligentes, sendo ou não seguidores de Jesus (mas sempre aparentando sê-lo). Abastecem-se da ignorância e boa fé dos Idiotas de Jesus para ascenderem econômica, social e politicamente. Não importa o quanto sejam desmascarados pela mídia ou judiciário, possuem a incrível habilidade de se tornarem vítimas e santos perante os Idiotas de Jesus, que continuam a lhes dar suporte. Praticam pouco, nada, ou o contrário do que ensinam.

Você, caso seja cristão, se considera um Sábio, Idiota ou Pilantra de Jesus?

PPP

 

comments (6)

  • Marcus Evangelista Reply

    Os PJ estäo se profissionalizando, tomando espaço e influenciando os IJ a todo instante. Muito bem bolado o seu Post.

  • O difícil, as vezes, é separar os IJ dos SJ, pois se acreditam por convicção (SJ) ou por ventriloquismo (IJ), no final o discurso é muito parecido senão o mesmo, porque por mais idiota que alguém possa ser, ele pode refinar a retórica ao nível do SJ, aí meu Irmão, fica muito difícil separar o joio do trigo. TFA

  • Eu acho particularmente interessante observar os IJ, porquanto não se valem mesmo da razão pessoal durante sua “doutrinação”. Aceitam o que lhes é dito, por mais absurdo que seja, sem contestar a veracidade das informações.

    No fim, eu acho que é mais um espírito cedento por algo transcedente, que pela pouca instrução (perfil da maioria dos IJ) acaba depositando as esperanças de uma vida melhor em uma filosofia vã e sem sentido.

    E é totalmente explicável o fato de os menos favorecidos serem os mais “fisgáveis”, logo, tendem a mascarar a miserabilidade de suas vidas, vendo na sua própria condição um tesouro. Serve para confortar, mas é lamentável.

  • Querido blogueiro ATEU(rsrs), primeiro qro te parabenizar pelo post, muito boa essa classificação de cristão, hahaha!!!! Aproveitando esse post, faço uma reflexão sobre mim, e logo concluo: se eu não fosse uma desviada(rsrsrs), diria que era do tipo sábio, mas acho q o próprio sábio não diz que é (fica arrogante) e outra se eu realmente estivesse na classificação dos sábios, não teria me desviado… Então minha classificação é de desviada CONSCIENTE, KKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!! Um beijo, meu blogueiro preferido, favorito, predileto!!!!

  • Concordo plenamente com a coleguinha “Edyranne”. Estou na mesma (desviada consciente).

comments (6)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>