Mais de três anos sem encarar uma corrida pedestre de 10Km. Na verdade fiquei mais de dois anos sem correr, justo eu, com quase uma centena de corridas no roll da vida.

Nos três últimos meses encarei duas corridas de cinco quilômetros. Só isso já foi um exercício de humildade, pois no meu auge como corredor (já corri até São Silvestre e Meia Maratona), eu achava que cinco quilômetros era coisa para curioso, medroso e poser.

Mas o dia chegou, ontem… 10Km! Corrida Santos Dumont.

A entrega dos Kits foi tranquila, atendimento 10. Mas o Cindacta IV não ficou tão de parabéns assim: simplesmente. no dia da corrida, fecharam seus banheiro deixando o corredores às voltas com os banheiros químicos. As filas estavam grandes (uma curiosidade é que, estranhamente, a fila das mulheres estava andando mais rápida! Um dia descubro como elas estavam conseguindo ser mais rápidas).

O kit era pobrinho: camisa, número de peito e café Santa Clara. Bem, para quem é corredor, sabe que oítem importante mesmo é o número de peito e pronto.

A entrada para a pista de largada teve uma inovação para evitar pipocas (os que correm sem estar inscritos): Fecharam a pista de saída ates do arco da largada, ficava um rapaz na passagem da entrada. Se alguém sem o número de peito ostensivo tentava entrar no espaço da largada, era barrado.

Largada. E aprende algo: os dois piore e mais longos quilômetros s’ao o primeiro e o último. No primeiro, não se tem ainda a noção espacial de quilômetro naquela corrida e não se faz ideia de quando chega o primeiro marco. Depois que passa do primeiro quilômetro já se estabeleceu a distância no chão e já se consegue saber quado é o próximo e próximo quilômetro.
O último quilômetro é o da raça, as forças do corpo já vai esvaziando a energia, perna joelho doem, cada metro vai sendo uma conquista.
Resultado:
Cheguei em penútimo. Isso mesmo: Penúltimo! Só cheguei na frete de um velhinho que vinha quase andando atrás de mim. Como eu posso ter corrido tão devagar?

Água teve à vontade no percurso. Sinalização e segurança também.
Uma hora e trinta e sete minutos.
Decidi que 10 Km de novo só quando secar uns 5 Kms. Até lá só 5 KMs
Foi essa minha volta à experiência nos 10Kms. (Enquanto escrevo meu joelho ainda doi).

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>