Embora eu não divulgue, tenho um site onde posto minhas fichas acadêmicas, as EvangeFichas ( www.EvangeFICHAS.com ) – O máximo que existe delas aqui no EvangeBlog é o box aí do lado.
Ele ( o EvangeFichas) existe desde outubro. Agora, entrando em férias das faculs, voltei a postar lá, umas 20 fichas ao dia, já passam de cem…
Eu sempre escrevi esses resuminhos, mas em folhas A4 dobradas, depois em folhas de caderno, mas de uns anos para cá as escrevi em fichas pautadas, desss de papelaria mesmo. Em 2014 comprei um fichário (daqueles de mesa, como os que usávamos em ecritório em décadas passadas) e… vi que já tinha um monte delas, algumas dezenas… não! Acho que tinha mais de cem.
Às uso para fazer esquemas na lousa, para estudar (é uma forma perfeita de lembrar muita informação a partir de pouca informação).
Não são mapas mentais (tá, uma ou outra, é), são fichas mesmo, sem se prender a nenhuma regra – apenas o que eu pense ser necessário para me fazer lembrar o assunto.
As que mais tenho são das matérias que ministro: Direito Civil, Empresarial, Consumidor e Processo, mas tenho umas dezenas das outras disciplinas, aos poucos vão surgindo por lá.
Embora pareçam aleatórias (a postagem é aletatória mesmo!) se pode lê-las separadas por disciplinas, basta clicar nas tags – etiquetas – do lado direito da tela.
Acredite: por vezes ´são muito mais úteis online do que nos cartões mesmo!
O bom de estar em um blog é que não preciso andar com as pastas comigo, apenas uma iPod estão lá à mão, para serem lidas até na corrida de esteira.
Você pode usá-las para estudar mesmo, ou apenas como modelo para criar as suas próprias fichas – e quando o fizer, poste-as também, eu tenho a maior curiosidade de ler sua produção. o novo sempre fascina.

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>