Hoje é “Dia do Meteorologista”.

Acredito que toda profissão tem sua utilidade e sua dignidade, mas a de meteorologista, cujo dia é hoje, serve para que?
Não conheço coisa tão inútil quanto previsão do tempo, ao menos nos moldes em que existe no Brasil.
Até horóscopo, que eu nem acredito, tem mais utilidade do que “previsão do tempo” – penso.

Imagine algo como: “Mínima de 28 e máxima de 37” – Ohhhhhhh…!
“Tempo nublado com nuvens, podendo haver chuvas esparsas” – Ohhhhhh…!
“Tempo úmido podendo variar durante o dia” – Ohhhhhh…!

Há umas décadas (bem, nos anos 90) conheci uma jornalista, uma “foca”, em linguagem de redação de veículo escrito – que me contou que quando precisava fechar a edição só sair trocando as previsões do horóscopo ou colocava “qualquer coisa parecida com ontem” na parte de “precisão do tempo”.

Alguma réstia de utilidade que já vi foi monitorar tornado ou furacão – ainda assim, fora do Brasil, como o recente furacão Andrew.
Não lembro – ao menos que eu saiba – de alguma previsão do tempo que tenha sido útil para alguém.
Eu leio que em países avançados a previsão do tempo é precisa e funciona – talvez isso explique a utilidade que foi incutida no inconsciente coletivo, dessa ciência.

Aliás, tá aí: é uma ciência, que deva ter como objeto de estudo as variações climáticas (estou chutando) – e talvez o que eu ache inútil não seja a meteorologia, mas a tal da “Previsão do Tempo”, e ainda assim, da forma como foi divulgava no Brasil ao menos desde que eu percebo.

De repente, vai ver tem algum efeito psicológico essas previsões, eu ainda que não percebi.
Eu gostaria de estar errado e de, no futuro, perceber que escrevi besteira nesse post.

Quem sabe um meteorologista resolva responder e me convencer alguma utilidade prática de “prever o tempo” ou, simplesmente, no futuro se descubra que aqui – onde pouco funciona – a tal previsão é só enfeite, já que, em qualquer país de mundo, ela existe (então, deve ter alguma utilidade, né?).

Parabéns aos meteorologistas, seja lá pelo que for. (gostaria muito de mudar o conteúdo desse post e reconhecer que escrevi caca, sério!)

comments (1)

  • Bem, a previsão apresentada nos jornais pode ter, sim, pouca utilidade para o público em geral. Apesar disto, posso garantir que para mim, como profissional da aviação, a meteorologia é extremamente útil e necessária. Aliás, o é para qualquer um que precise utilizar-se de serviços aéreos.
    Assim como para o pessoal da agricultura. Também da construção civil. E para aqueles que fazem manutenção da rede elétrica. De fato, a meteorologia tem papel crucial em muitas áreas que escapam ao conhecimento da maioria daqueles que não lidam com ela.

comments (1)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>