Terminando de ler e assistir – que chato.

Sexta passada terminei de assistir à série Mad Man.

É incrível o sentimento de vazio melancólico que experimentamos sobre que terminamos de seguir uma obra. Seja série ou livro de ficção, fica claro que a emoção do durante é maior do que a emoção da conclusão, como se a experiência do caminho deixasse mais lembrança e divertisse bem mais do que descobrir o desfecho.

Enquanto seguimos uma obra mergulhamos nela, nos personagens, no mundo, sentimentos. Por alguns momentos saímos de nossas vidas e vivemos a obra.

Sempre ficamos na expectativa da próxima página, do próximo capítulo, do próximo episódio.

Ao terminar, nos sentimos órfãos, sozinhos, desamparados, e ficamos com o chão movediço, pois perdermos um dos esteios, que é justamente os nossos momentos de fraqueza e entrega em que nos encontramos na absorção da obra.

Sabemos que dali para frete não mais teremos aqueles elementos para nos tirar de nosso mundinho; e temos que nos despedir daqueles personagens e daqueles cenários; ao ponto de, por vezes, deixamos para concluir o livro amanhã, ou terminar de assistir a série em outro dia, só para prolongar a tensão da trama.

Ainda que reassistamos ou releiamos (sei lá se existe essa palavra…), a emoção não será a mesmo da primeira vez.

Em obras longas, sempre o fim nos faz lembrar de onde e como estávamos no início da obra, e nos sentimos como que se um círculo fosse fechado – e no futuro quando pensamos em tal obra, lembramos exatamente onde e como estávamos quando a estávamos acessando, já que a memória está mais ligada à emoção do que à apreensão.

Só nos resta ficar esperando que uma nova obra nos arrebata e nos leve àquele estado de envolvimento de novo que – inicialmente – até achamos que não haverá, mas, logo depois,

Surge uma nova obra a ser desvendada e, quando pensamos que não, lá estamos imersos na nova trama novamente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *