É alguém “chiclete de fim-de-aula”.

A criatura que se levanta após o fim da aula e gruda para fazer perguntas sobre a aula. perguntas essas que não foram feitas quando perguntei mais de três vezes para a turma “se havia alguma dúvida”.

Quando adentrei à sala, algum coordenador já tinha dito que queria falar comigo depois, algum orientando também está esperando, mas eu não vou ou vou atrasar, porque estou dando atenção ao(á) pósclete. Isso sem nem falar que meu intervalo de descanso está indo para o espaço.

Amigo aluno, razão da minha existência profissional, sabe quando eu estou no assunto e pergunto e pergunto (é mais de uma vez mesmo) se h´´á alguma dúvida? É nesse – nesse! – momento em que você deve perguntar. Se deixar eu passar adiante, sua dúvida só vai aumentar, e ainda fará surgir outras dúvidas decorrentes.

O pósclete existe porque:

– Tem medo de perguntar algo na aula, pois julga que sua dúvida é idiota e alguém pode desdenhar, menosprezar ou se chatear achando que ele está atrasando a aula (mal sabem que às vezes até torcemos para que venham perguntas mesmo, mormente naqueles dias onde sabemos que o assunto é pequeno e temos que encher mais de uma hora com ele;

– por carência ou sei lá o que, quer atenção exclusiva e diferenciada; ou

– simplesmente quer chatear mesmo – espírito de porco.

E me refiro à melhor das hipóteses. Existem póscletes que me chicletam é pra consultas mesmo (óbvio, sempre disfarçadas de “dúvida”, “opinião”, “orientação” etc),

Dia desses tentei uma estratégia nova: depois de perguntar várias vezes se a turma tinha dúvida, saí correndo da sala assim que acabou a aula, esperei mais de dez minutos na sala dos professores para voltar. Bem, não tinha um mais dois póscletes… eles esperaram mesmo eu voltar!

Pergunta no fim da aula não enche o saco (ao menos eu não me importo). Chicletes pós-aula, depois que a aula acabou e todos já estão saindo, sim, arghhhh!

psclt

comments (0)

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>